A causa da Amor Fiel é muito mais que nobre, abrace você também, os animais precisam de cuidados especiais

Amor Fiel nasce para dar um lar digno aos filhotinhos abandonados, atualmente são 15 associados

Por Luciana Maximo

Uma causa muito nobre e que poucas pessoas param para olhar e defender, a dos animais sem dono. A causa dos bichinhos, ainda filhotes, sozinhos e abandonados pelas ruas. Mas, há almas caridosas que não só cuidam, recolhem, ajudam a encontrar um lar e amam, se doando voluntariamente dia após dia. Com suas limitações, muitas das vezes, socorrem, resgatam, alimentam, medicam, essas almas repletas de amor em Piúma tem nome: Amor Fiel.

Com cinco anos de atuação no município de Piúma a Amor Fiel é uma Associação formada por voluntários, sem fins lucrativos e apartidária, que luta em prol do bem estar animal, realizando campanhas contra maus tratos, feirinhas de adoção, auxilio a animais de rua, e tem como principal foco, a castração de animais de rua e/ou de famílias economicamente desfavorecidas que amam seus bichinhos e possuem poucos recursos para custear, por exemplo, consultas com veterinários e medicamentos.
Com a renda arrecadada através de eventos e doações mais de 500 esterilizações de animais já foram realizadas pela Associação.

Não é lindo este trabalho? E você pode ser um associado, pode ser um doador, pode também ajudar a cuidar dos animais que não tem por eles em Piúma um abrigo, ou uma atenção por parte dos poderes constituídos.
Uma das fundadoras da Associação Amor Fiel, Ana Cristina Barbosa falou com exclusividade ao Jornal Espírito Santo Notícias que a Associação surgiu da necessidade de dar um lar digno aos filhotes que muitas das vezes são jogados na rua, a necessidade de dar tratamento a eles muitas das vezes doentes largados pelas ruas e auxiliar as famílias carentes, que têm amor aos animais, mas nem sempre possui conhecimento e dinheiro para custeá-los. “A Associação é muito rotativa, tem os que entram e abraçam a causa, mas algumas vezes não conseguem conciliar a luta com os afazeres e compromissos que têm”, disse Ana.

A Amor Fiel têm voluntários que se entregam de corpo e alma a causa, o Heminho dos Santos Pet é um deles, entre outros apaixonados pelos animais. Pau para toda obra Heminho ajuda muito no resgate de animais, está sempre junto e com a experiência que tem facilita muito o trabalho. “Ele coloca o carro dele sempre à disposição para fazermos resgate, porque a gente não tem nada, não temos uma sede. Vai muito dá boa vontade, porque às vezes a gente quer levar um animal para consulta e temos que ficar pedindo carona, quando alguns dos colaboradores não podem ajudar, tem tudo isso que a Associação enfrenta. Sofremos muitas críticas porque não podemos abraçar o mundo, infelizmente, a gente gosta da causa, amamos, se pudéssemos salvar todos, a gente salvaria, infelizmente, não conseguimos atender a todos porque não somos em tantas voluntárias e não temos ferramentas viáveis para isso”, salientou Ana.

Convém ressaltar que a Associação possui animais adultos para doação e nem sempre as pessoas adotam, uma dificuldade também. “Cuidamos de todos, já resgatamos muitos adultos que permanecem conosco, pois a adoção de adultos é muito difícil”.
As apaixonadas

A Associação Amor Fiel começou com uma feira e com as apaixonadas pelos animais, Ana, Daiana de Souza, Marta Reis. “Nós fomos a Prefeitura pedir uma barraca para colocarmos e lá conhecemos Sofia Nogueira e Lícia. A partir de então vimos a necessidade de fazermos feiras de doações para filhotes, cada uma de nós fazia um trabalho em prol do animal, mas separadamente. Eu sempre tive muito animal em casa mas, a Associação começou desta união. A primeira presidente foi a Daniele Barros que ajudou muito com a documentação. Só conseguimos fazer este trabalho aqui muito pela ajuda de Dr. Tatiana Carvalho, se não fosse ela ficaria inviável, além dela ser associada ela doa muitas vezes o seu trabalho. Denise Rocha Castanharia é uma voluntária que começou conosco, ela que ama os animais e tem muitos em casa, inclusive, há anos que ela faz este trabalho social. Uma pessoa muito experiente no resgate, aprendemos muito com ela sobre resgate, não é qualquer pessoa que vai a rua e pega um cachorro de rua, precisa ter uma certa habilidade, amor, calma, paciência”, salientou Ana.

Atuante a Associação Amor Fiel conta com cerca de 15 pessoas: Sofia Nogueira (fundadora), Ellen Carrera (Fundadora), Luana Donateli, Hemerson Santos, Baybe, Nina Daiana (fundadora), Maria do Rosário, Raphaela Benica, Tatiana Carvalho (fundadora), Lícia, e Tobias, Denise(fundadora) Taina Toledo.

PicPay

Lá no PicPay tem opção de doar mensalmente e ser um associado ou doar quando for realizada uma campanha: Tipo castração, pagar alguma cirurgia, para comprar algum medicamento. Você conhece no Instagram? Vá lá, confira como é brilhante este trabalho.

CASTRAÇÕES AS QUARTAS

Toda quarta-feira a Amor Fiel faz uma ação que merece e precisa do apoio de toda a população que se preocupa com a saúde pública e o bem estar dos animais de rua. Ela realiza castrações dos animais. E estas castrações são feitas com a verba arrecadada durante o ano, vendendo quitutes em festas, realizando rifas, arrecadando moedinhas nos comércios e com a doação de alguns voluntários foi elaborado o Projetos de Castração.

“O primeiro projeto apelidamos de SUSANIMAL, onde a Associação Amor Fiel arca com TODOS os custos da castração, nosso foco são os animais de rua que de fato não possuírem ninguém por eles”.

O segundo Projeto foi batizado de Castração Baixo Custo, onde a Associação arca com mais da metade do valor integral de uma cirurgia (o que inclui todo o material utilizado na cirurgia, anestésicos, medicações, luvas, gazes, etc.) e o Tutor do animal, ou guardião, arca apenas com o valor MÍNIMO para efetuar o pagamento dos serviços veterinários, esse projeto é uma forma de incentivo a adoção e ao resgate de animais.

“Vale lembrar que este é um trabalho VOLUNTÁRIO, não temos NENHUM ganho financeiro pessoal em nenhuma das atividades realizadas pela @amor.fiel. A obrigação de castração, cuidados e gastos para com os animais, É DE SEUS TUTORES. Por isso antes de ter um animal esteja consciente de SUAS RESPONSABILIDADES!!! CASTRAÇÃO É A SOLUÇÃO para diminuição de animais nas ruas, diminuição de doenças, zoonoses, e traz diversos outros benefícios. As castrações são realizadas pela nossa parceira de sempre @arcadenoepiuma”, lembrou a presidente da Associação.

FAÇA A SUA PARTE !!!

E para quem quiser ajudar o trabalho da Amor Fiel, segue as contas:
Banco Banestes – Ag: 0153 / Conta Corrente: 2695925-4.
http://picpay.me/amor.fiel
doações mensais – https://picpay.me/amorfiel.
DOE E SALVE VIDAS! Castração é um ato de amor!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *