1º “Festival Explicanção”, o “ExFest”, acontece online no próximo dia 23

Idealizado pela compositora Bella Nogueira, criadora do canal no YouTube “Explicanção”, o evento traz no lineup a cantora Gavi, os compositores Dan Abranches e Manfredo e a própria Bella

Dois mil e vinte passou. E o ano que fica marcado na vida dos brasileiros foi também, para a compositora capixaba de Linhares Bella Nogueira, momento de resiliência e inovação.

A artista criou em maio do ano passado o canal do YouTube “Explicanção” – espaço para os músicos contarem o nascimento de suas composições e que tem diversos outros quadros sobre música. Até o momento, já foram mais de 50 episódios e já marcaram presença no canal artistas como os capixabas Renato Casanova, do Casaca, e Carlos Papel, e a mineira Fernanda Takai, do Pato Fu.

Manfredo

Mas Bella, que já participou de programas como o SuperStar, da Globo, e o Canta Comigo, da Record, queria mais. E traz ao mundo o 1º “Festival Explicanção”, o “ExFest”, que acontece online no próximo dia 23 deste mês, das 14h25 às 16h25, em transmissão pelo YouTube do próprio canal. No lineup, estão confirmados a cantora Gavi, os compositores Dan Abranches e Manfredo e a própria Bella. Os artistas se reunirão para tocar no Estúdio Bravo, em Vitória. O evento conta com o apoio da prefeitura de Linhares, pela Lei Aldir Blanc.

“São compositores que têm se destacado nos cenários capixaba e nacional e que vão dar muita força à primeira edição do festival. Claro, desta vez faremos online por conta da pandemia do coronavírus. Mas o planejamento é realizar um festival por ano e dar continuidade a esse encontro artístico, essa celebração da cultura”, adianta Bella Nogueira.

Gavi é cantora e compositora

Artistas – Gavi é cantora e compositora de destaque na nova geração de músicos capixabas e também alcançou relevância nacional. Com sua pegada black music, já se apresentou em festivais como o SIM São Paulo, maior feira musical da América Latina. E teve a oportunidade de gravar com Márcio Arantes, que produziu Gal Costa. Ela já lançou dois EPs e 10 Singles, o de maior alcance, a canção “Meu Bem”, com mais de 285 mil plays no Spotify.

Da mesma maneira, o músico Dan Abranches é referência no cenário do Espírito Santo e já alçou voos nacionais – foi destaque e encantou todo o Brasil no programa “The Voice Brasil”, da Globo. O compositor já trouxe ao mundo dois EPs e cinco singles. A música “Nó”, em parceria com a cantora Gabriela Brown, já atingiu mais de 51 mil ouvintes no Spotify.

Manfredo tem uma história forte na música com a banda Manfredines. Na trajetória, o grupo já dividiu o palco com Paralamas do Sucesso, Los Hermanos e Móveis Coloniais do Acajú. Hoje, o compositor tem se consolidado como artista solo. Ele lançou os singles “Sweet River”, protesto contra o desastre de Mariana, e “O Vórtice”, durante a pandemia, com tema que propõe diálogo necessário sobre depressão.

Já Bella Nogueira, além de ser idealizadora do “Explicanção” e ter participado do “SuperStar” e do “Canta Comigo”, tem em sua discografia o álbum “Te Seguindo, com sete canções. Além disso, lançou o single “Doce Rio”, cujo clipe viralizou nas redes socais, com 390 mil visualizações no Facebook. Suas interpretações ao vivo de músicas pops nos programas de televisão estão também registradas nas plataformas de streaming e no YouTube. 

Explicanção – É um canal independente que nasceu na pandemia para dar voz aos artistas, trabalhadores entre os mais prejudicados neste momento por conta da necessidade do isolamento social e do fechamento de casas noturnas para não causar aglomeração.

Desde sua fundação, o canal já conta com ação de acessibilidade, parceria com a intérprete de libras Karina Zonzini. Como registrado, já foram mais de 50 episódios com quadros que valorizam o artista, a história da música e o intercâmbio cultural.

Hoje, o canal “Explicanção” ganha em média 100 inscritos a mais por mês e foi indicado ao “Prêmio Profissionais da Música”, um dos maiores do país. Entre os quadros, há o próprio “Explicanção”, para que os artistas dividam com o público o nascimento de suas composições; o NetFlex, com minidocumentários sobre histórias da música; o “Bibliotex”, em que Bella desenvolve resenhas sobre livros de artistas; e mais. 

Serviço: 1º “Festival Explicanção”, o “ExFest”, acontece com quatro artistas da nova geração

– Quando: 23 de janeiro

– Onde: Transmissão online no canal “Explicanção”, direto do Estúdio Bravo. Link do canal:

https://www.youtube.com/channel/UCSmux9dMBPirTk0EA5jeoew

– Horário: Das 14h45 às 16h25.

– Artistas confirmados: Gavi, Dan Abranches, Manfredo e Bella Nogueira

– Acessibilidade: Evento e o canal “Explicanção” contam com a parceria da intérprete de libras Karina Zonzini.

– Apoio: Prefeitura de Linhares, Lei Aldir Blanc

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *