Vitória tem o primeiro posto de carregamento rápido de carros elétricos

Parceria entre Findes, por meio do Senai, e EDP criará a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo, abrangendo sete cidades capixabas

Vitória tem o primeiro posto de carregamento rápido de carros elétricos do Estado. A inauguração aconteceu na manhã deste domingo (02), na Praia de Camburi, no estacionamento em frente ao Hotel Aruan, onde ficará localizado.

Essa é uma parceria da Findes, por meio do Senai, e a EDP que traz esse projeto inovador para sete cidades capixabas: além da Capital do Estado, Cachoeiro do Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Linhares, São Mateus e Nova Venécia também receberão os postos de recarga de veículos elétricos, em um investimento total de R$ 350 mil.

“A Findes está, por meio do Senai, aliada a EDP nesse projeto porque nos conectamos em duas pontas fundamentais a sustentabilidade e a inovação. A mobilidade elétrica é um movimento tecnológico sem volta, o que temos que fazer é criar uma infraestrutura para que ele seja acelerado no Espírito Santo. E é isso que estamos fazendo com esses postos de abastecimento”, destacou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro.

Ele revelou ainda que o Senai-ES está buscando knowhow para a manutenção desses equipamentos, unindo forças com a indústria de reparação de veículos e o Senai Paraná, que já opera com essa tecnologia. “Nosso papel é criar base, induzir, fortalecer boas iniciativas em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, frisou o presidente.

O diretor da EDP no Estado, João Brito Martins, destacou que a iniciativa é uma tendência global e leva o Estado para uma área que vai crescer muito nos próximos anos. “Esse é o primeiro posto de uma rede que vamos criar no Espírito Santo, permitindo que se viaje por todo o Estado de carro elétrico. A mobilidade elétrica é a mobilidade do futuro, muito mais eficiente, mais sustentável e mais barata”, ressaltou Martins.

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

O governador Renato Casagrande afirmou que ações de inovação são uma prioridade em sua administração, tanto dentro do Palácio Anchieta e as secretarias quanto as voltadas para a sociedade capixaba.

“Estamos vivendo no tempo da inovação. E junto da Findes, EDP e a sociedade capixaba, vamos fazer um grande trabalho nesse Estado. Este é um caminho sem volta. As pessoas querem qualidade no transporte, mas também querem qualidade no ambiente”, disse frisando um ponto importante da mobilidade elétrica: a sustentabilidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *