Vitória recebe o Rodeio dos Eletricistas da EDP

Evento anual reúne eletricistas de todo o Estado para uma competição focada em segurança

Vitória, 17 de agosto de 2018 – O Rodeio dos Eletricistas já é considerado uma tradição entre os profissionais do setor elétrico. Todos os anos, a competição reúne os colaboradores da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em uma série de provas que testam o seu conhecimento sobre procedimentos de segurança e operações usuais do trabalho. A edição de 2018 do evento será aberta ao público e acontecerá nesse sábado (18), no estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá.

Ao todo, 11 equipes estarão na disputa, que coloca em prática a experiência diária do eletricista de maneira emocionante e divertida. As tarefas simulam situações que acontecem na vida real com a rede de distribuição de energia. Para expandir o alcance da conscientização, o Rodeio deste ano traz novidades, além da participação das equipes de Distribuição e Linhas da EDP, estarão presentes as empresas terceirizadas parceiras e uma equipe de Distribuição convidada da EDP de São Paulo.

Dois critérios são fundamentais para levar a premiação: a excelência com a segurança na execução e o tempo de cada tarefa. Cada atividade é avaliada por juízes experientes no setor, que determinam as pontuações por equipe. Dentre as provas realizadas, estão:

–  Abertura de Chave com dispositivo para abertura sob carga e instalação do conjunto de aterramento;

– Substituição de Isolador;

– Retirada do conjunto de aterramento e fechamento da chave;

–  Simulação de trabalho em rede de média tensão energizada (linha viva);

–  Colocação de equipamentos de proteção (EPI´s) com olhos vendados;

–  Troca de medidor de energia;

Para o diretor geral da EDP, João Brito Martins, o Rodeio dos Eletricista está intimamente ligado ao princípio fundamental da EDP: A vida sempre em primeiro lugar. “A competição é uma maneira de reforçar e disseminar a importância da segurança no trabalho à todos os colaboradores que levam a energia elétrica aos mais de 1,5 milhão de clientes da Distribuidora, e ao mesmo tempo, uma forma leve e divertida de integrar os profissionais que atuam em diversas regiões da companhia”.

 

Um rodeio diferente

Diferentemente de um rodeio tradicional, no qual os peões enfrentam touros e cavalos, neste rodeio, eletricistas e técnicos qualificados se deparam com postes, equipamentos e estruturas que representam uma rede de distribuição de energia.

Em lugar das esporas, calças de couro e chapéus, na competição promovida pela EDP é necessário o uso de cintos de segurança, capacetes, cintos paraquedistas, botas, luvas, óculos de proteção, mangas isolantes e uniformes anti-chamas – são os chamados Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), utilizados diariamente durante a execução das atividades correspondentes.

Rodeio dos Eletricistas 2018 – EDP (aberto ao público)

 

Data: Sábado (18), das 8h às 14h

Local: Estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *