Vigilância Sanitária divulga a classificação de 120 restaurantes

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro divulgou, nesta semana, a classificação por estrelas de 120 restaurantes do município, resultado de vistorias feitas pelos fiscais do órgão de agosto a novembro de 2018.

Após avaliação de uma série de requisitos, os estabelecimentos vistoriados receberam de uma a cinco estrelas. Ganharam a pontuação máxima 39 restaurantes, e 37 receberam quatro estrelas. Vinte e sete ficaram com três, dois com nove e três com uma estrela.

Os itens observados são a estrutura física, a higiene de funcionários que manipulam os alimentos, do local e vestimenta, condição de armazenamento, procedência da matéria-prima e utensílios utilizados, como talheres e maquinários por exemplo.

A classificação por estrelas está determinada no Código Sanitário do município. É realizada anualmente, com base no cumprimento dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Os estabelecimentos que recebem de uma a duas estrelas são considerados deficientes; três e quatro, razoáveis, e os com cinco, ótimos. Os restaurantes avaliados já receberam os certificados com a sua respectiva classificação, que devem ser afixados, obrigatoriamente, em locais visíveis para o consumidor.

De acordo com o coordenador de Fiscalização Sanitária, Denclair Escobar de Almeida, os locais onde foram detectados inadequações sanitárias receberam notificações e um prazo de 60 dias para as devidas correções. Em caso de não cumprimento, pode haver autuação ou, até mesmo, a interdição.

“A classificação é muito importante porque, além de mostrar a busca pela excelência e evolução dos estabelecimentos fiscalizados, garante ao consumidor a qualidade e a higiene dos produtos comercializados no local. Outro fato é que, com a garantia sanitária, pode-se fazer uma avaliação dos lugares onde se costuma ir ou pretende frequentar”, destaca o coordenador.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *