Vice-governadora conversa com educadores em Piúma

Abriu o evento a sambista Eliana Sabino e Henrique Cabral que emocionou o público que cantou juntos Maria Maria. Uma belíssima apresentação.

 

A Vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes esteve nesta quinta-feira, 21, às 9h00, no Auditório da Associação de Pais e Amigos – APAE, em Piúma realizando um bate papo com diretores das escolas municipais, profissionais da saúde, pedagogos entre várias outras lideranças.

 

O evento foi uma colaboração do Jornal Espírito Santo Notícias que articulou juntamente com os secretários municipais de Assistência Social, Janderson Mota, a secretária de Educação, Isabel Fernanda Scherrer e a Secretária de Saúde, Ana Luíza Ferreira Mathias. Contou com o apoio incondicional de Catarina Mais, representante do Afro Progressistas e ex-candidata a deputada federal.

Marcaram presença diversas autoridades, entre estas a vice-prefeita de Piúma, Dona Martha Scherrer, a pedagoga da Escola Estadual Professora Filomena Quitiba, Lenilce Carvalho, a ex-secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, a diretora da Escola Família e Turismo do Mepes/Anchieta, Eliza Venzi, além de enfermeiros, agentes de saúde e também a presidente do Coletivo Negros (a) e Negros (a) Empoderados do Sul do Estado Luciana Santana.

Durante a abordagem da vice-governadora ela destacou a violência que começa com agressões verbais e termina com a que sangra. Salientou sobre o debate que deve ser estendido em vários espaços de reflexão e citou a escola. “A violência contra a mulher deve ser abordada em toda a faixa etária, principalmente, nas escolas onde as meninas estão começando a se socializar. No início da relação começa numa sociedade machista e patriarcal, que nós estamos vivendo o subjugar do outro, é a cultura de que: eu mando e você obedece, só que não começa assim no namoro. No namoro começa: ‘hein, vamos colocar a mesma senha? Hein, esse colega aí, você está conversando com ele? Corta ele da sua agenda, não dá papo este cara não. Começa subjugando, vai numa relação de intimidade. E depois que casa, acha que é dono, jamais aceitará o fim do relacionamento”, exemplificou.

A vice-governadora frisou que o governo de Renato Casagrande no comado do Estado Presente retoma dois eixos importantes e relevantes, o programa da Segurança Pública, conhecido internacionalmente e o eixo da proteção social, que são coordenados pelo próprio governador. “Ele faz reunião mensal para acompanhar os dados do controle social da violência. Essas ações de prevenção da violência inclusive com tecnologia de ponta, por exemplo, como o cerco eletrônico que registra a placa, o carro e até se você está passando uma mensagem escondida no celular, pega, mas na casa das pessoas não tem uma câmera que registra essa violência diária. Na mudança cultural que estamos implantando nó estaremos implantando a transformação social”, frisou.

Jacqueline lembrou que a violência doméstica precisa ser identificada no início. Informou que os dados no ES são muito preocupantes, está em terceiro lugar em feminicídio no Brasil, é muito grave.

Após a palestra de Jacqueline, o microfone foi liberado e uma diretora de uma escola em Piúma fez um desabafo que emocionou todos os presentes. Ela falou do subjulgamento que sofreu na cidade por ser escolhida para ser diretora de uma escola municipal sem ser natural do lugar e sem ter padrinhos políticos.

A advogada Valquiria Silva falou que atualmente está defendendo causas mais voltadas para a família e a maioria são casos que envolvem a violência doméstica.

Após o encontro com os profissionais da educação e saúde, Jacqueline participou de uma entrevista na Rádio Piúma 87,9 FM e lá conversou ao vivo com o radialista Nardele Ferreira e a jornalista Luciana Maximo quem conduziu o bate papo.

Jacqueline seguiu ao Restaurante Onda onde almoçou com jornalistas e logo foi ao Auditório da Apae para participar do Evento Todos Por elas promovido pela Assistência Social.

A tarde o Auditório da Apae ficou lotado com o evento Todos por elas – uma reflexão sobre o combate a violência contra a mulher”.

Ficam os agradecimentos a toda equipe da vice-governadoria, ao Rancho dos Queijos, ao Sacolão da Fartura pelas doações e a Apae que gentilmente cedeu o auditório.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *