Vereadores de Anchieta na luta para ajudar administrar a cidade

Todas as sessões na Câmara Municipal de Anchieta os vereadores apresentam diversas solicitações de serviços, protocolam requerimentos, aprovam projetos, discutem, sugerem alternativas que vão de encontro as demandas da sociedade anchietense. Na última realizada, no Plenário Urias Simões dos Santos, os edis aprovaram as Leis 18 e 19 que autorizando o Legislativo repassar a quantia de R$500.000 para auxiliar o transporte universitário. “Podemos chamar esse PL de democracia. Um momento histórico para a classe dos estudantes, para a política municipal. Esperamos que futuros projetos sejam feitos de forma coletiva, pois sabemos da importância da participação da sociedade. Que os estudantes tenham consciência que esse incentivo seja usado de forma consciente e responsável”, disse o vereador professor Robinho.

Ao usar a tribuna, Caliman falou sobre as indicações apresentadas e sobre o Projeto de Lei que esteve em pauta na sessão referente ao incentivo para o transporte escolar. “Investir em educação e qualificação é investir no futuro. É investindo na educação, no conhecimento que o homem renova sempre”, disse. Falou ainda sobre a visita da deputada federal Norma Ayub e sobre a economia local. “Precisamos diversificar a economia local e, como representantes do município, precisamos buscar investimentos, recursos”, disse o vereador.

Zé Maria também falou do apoio ao PL. “Hoje a democracia está acontecendo no município de Anchieta. Votamos o PL de autoria do Executivo que beneficia os estudantes universitários e do curso técnico com o transporte. Nos reunimos com a Comissão dos Estudantes e conseguimos nos adequar para que o Legislativo ajude o Executivo nessa causa. Vimos que o diálogo prevaleceu e é assim que tem de ser”, disse o vereador.

Instalação de Redutor de Velocidade em Itaperoroma

Preocupados com a velocidade dos veículos que trafegam na BR 101 no trevo de entrada a localidade de Itaperoroma o vereador Tássio Brunoro sugere instalação de redutor de velocidade ao DNIT e melhorias ao Executivo.  A indicação Nº 516 sugerindo ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Estado, Ezio Gonçalves dos Reis, a instalação de um redutor de velocidade eletrônico fixo com display indicador de velocidade no trevo de Itaperoroma Baixa, na BR 101. No trecho possui sinalização de 60 km, mas não é respeitado pelos motoristas, visto que é um trecho em declive seguido de curva, o que atrapalha a visão de quem está fazendo o trevo. A solicitação amenizará acidentes no local, que nos últimos dias tem ceifado vidas.

Melhoria nas estradas

Na indicação Nº 525, Zé Maria solicita que sejam feitos reparos urgente no asfalto que liga as comunidades de Belo Horizonte e Santa Luzia de Monteiro, pois há uma grande quantidade de buracos que está trazendo transtornos e prejuízos aos usuários da estrada.

Junto do vereador Tássio Brunoro, encaminhou a indicação Nº 526 que solicita a troca de lâmpadas nos postes das ruas Tubarão, Aracruz e Manguinhos, localizado na Vila Residencial Samarco. Essa é uma indicação dos moradores locais, que reclamam da falta de iluminação.

A indicação Nº 527 solicita que seja providenciada a tapagem de um buraco na rua da comunidade de Limeira, próximo à Igreja Católica. Segundo relatos, em dias de chuva o problema se agrava e causa transtornos aos condutores e pedestres.

A indicação Nº 519, encaminhada ao secretário de Agricultura, solicita que seja realizada uma força-tarefa em conjunto com a Infraestrutura, visando atender as necessidades dos moradores da comunidade de Dois Irmãos de Alto Pongal, como melhoria nas estradas e outros.

Já a indicação Nº 526, em conjunto com o vereador Zé Maria e encaminhada à Infraestrutura, solicita a troca de lâmpadas nos postes das ruas Tubarão, Aracruz e Manguinhos, localizado na Vila Residencial Samarco. Essa é uma indicação dos moradores locais, que reclamam da falta de iluminação.

Por meio do requerimento Nº 98, solicitou ao chefe do Executivo informações quanto à estimativa do impacto orçamentário-financeiro dos Projetos de Lei do Executivo Nº 18 e 20, e dos Projetos de Lei Complementar, também do Executivo, Nº 04 e 05, deste ano, na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Já a indicação Nº 533, o vereador Richard Costa pede providências com relação a troca dos postes de madeira por postes de cimento e a colocação de lâmpadas nos mesmos na rua principal da comunidade de Baixo Pongal.  Mezadri relata que a rua encontra-se escura e os moradores locais reclamam dos riscos de assalto.

Na indicação Nº 517, Serginho solicitou que seja encaminhada à Infraestrutura requerimento solicitando que seja feita manutenção e limpeza (patrolamento, ensaibramento, capina e roçada) na estrada de acesso a comunidade de Três Barras. A indicação Nº 518 solicita os mesmos serviços na comunidade de Itaperoroma Alta, BR 101 x estrada de São Lourenço.

A indicação Nº 521, também encaminhada à Infraestrutura, solicita que seja feita a construção de uma base para o novo reservatório de água com capacidade de 20 mil litros no Morro do Veridiano, na comunidade de Goembê. Os moradores reclamam que o atual reservatório não é suficiente para atender a demanda e a falta de água tem sido constante.

Por meio da indicação Nº 529, Renato Lorencini solicita a instalação de uma faixa de pedestres elevada e sinalização de travessia na rua Governador Dias Lopes, na comunidade de Nova Esperança. O objetivo é proporcionar maior segurança, bem como prevenir acidentes, já que o fluxo de veículos que transitam por ali é intenso, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas existentes no entorno.

Na indicação Nº 523, o vereador Cleber Pombo solicitou providências para a troca do arame que está no caminho de acesso à Igreja por telas de proteção. Segundo justificativa apresentada, a cerca de arame compromete a segurança das crianças e idosos.

Avaliação dos bens do Executivo e indica leilão

Na indicação Nº 520, encaminhada ao prefeito, o vereador Richard Costa solicita que seja providenciada a avaliação de bens móveis e imóveis pertencentes ao Executivo, a fim de serem destinados a realização de certame licitatório na modalidade leilão público de bens, com o objetivo de venda dos bens, devendo o valor arrecadado pelo referido leilão ser direcionado ao pagamento dos direitos devidos aos servidores públicos do município.

Já o requerimento Nº 95, encaminhado à Louzada, solicita informações detalhadas correspondente aos valores da dívida do município de Anchieta com os servidores públicos municipais, incluindo o reajuste e progressão do 3.8 dos professores.

Apresentou, ainda, o Projeto de Lei Nº 56/2017 que institui o Programa de Sustentabilidade Ambiental na rede municipal de ensino.

Serginho solicita retomada de serviços do Detran em Anchieta

Na sessão ordinária que aconteceu dia (01), o vereador Serginho (PSD) apresentou indicações aos secretários de Infraestrutura, Flávio Sant’Anna, de Agricultura, Geovane Meriguete, e ao prefeito Fabricio Petri com cópia ao diretor no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Romeu Scheibe Neto. Por meio da indicação Nº 522, encaminhada ao prefeito com cópia do diretor do Detran/ES, pede que seja retomada a emissão de documentos e vistoria de veículos na cidade. Os serviços não estão disponíveis há mais de seis meses.

Segurança em Jabaquara

Já o requerimento Nº 96, encaminhado ao Major Rubim, Cleber Pombo solicita que seja direcionado um amento do efetivo para patrulhamento da PM, junto da Guarda Municipal, para a comunidade de Jabaquara devido ao grande número de assaltos.

Verificação e diagnóstico da estrutura da Casa do Cidadão

Na indicação Nº 524, encaminhado ao Promotor de Justiça, Dr. Robson Sartório Cavalini, Beto Caliman solicita que seja feito a verificação e diagnóstico sobre a estrutura de metal da fachada da Casa do Cidadão, localizada no Centro da cidade, por haver desgaste e corrosão. Em sua justificativa, relata que é de conhecimento do vereador a existência de um Termo de Conduta Ambiental, firmado entre o Ministério Público, Prefeitura de Anchieta e Samarco Mineração, a título de compensação. Na ocasião foi firmado um acordo para que a mineradora construísse o imóvel e, com menos de dois anos de sua construção, a estrutura externa de metal está muito deteriorada.

Escola de Canta Galo

Encaminhado ao prefeito Fabricio Petri, o requerimento Nº 97 reitera o pedido de cópia de todos os procedimentos referente ao processo licitatório de construção da “Escola do Cantagalo”, como termo de referência, processo licitatório, contrato firmado, empenhos/notas fiscais/liquidações e pagamentos, assim como outros documentos relativos a aquisição e construção referida escola.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *