Verão: começa a corrida pelo corpo perfeito

Não adianta procurar a academia faltando três meses para o verão. Atividade física deve ser um hábito

 

Lá vem chegando o verão! A “Estação da Luz”, tão poetizada por Alceu Valença tem o dom de movimentar as moléculas de tudo o que vibra em terras tupiniquins. Adepto do culto ao corpo, o povo brasileiro acelera a busca pelo corpo perfeito para ostentar durante a estação. De acordo com donos de academias do Sul Capixaba, o movimento nessa época do ano aumenta mais de 30%. E a explicação dessa alta é unânime: A maioria se matricula em busca de milagres.

E a maioria dos pedidos é um só: Eliminar as gordurinhas indesejadas, atacar a temida celulite, definir os contornos corporais. Mas de acordo com Jonas Pena, proprietário da  Academia Elite, em Piúma, é preciso criar o hábito de tornar a atividade física um hábito e transforma-la em rotina, já que academia apenas não faz milagres.

Jonas é proprietário da Academia Elite, em Piúma e falou da importância da atividade física para o corpo e a mente. Disse que tem muitos alunos que procuram a academia nesta época acreditando que vai obter resultados surpreendentes e que isso ele não pode garantir, mas sempre aconselha uma atividade física constante, para melhorar o condicionamento e auxiliar na saúde, já que muitas doenças são melhoradas a partir da prática de exercícios contínuos. “Sugiro que grande público nas academias de musculação, crossfit ou qualquer tipo de atividade que venha de encontro ao condicionamento físico e não apenas em busca de estética, músculo”, disse.

De acordo com o personal, a conscientização melhorou bastante em relação à saúde, longevidade, bem estar, e qualidade de vida. Além disso, promove socialização. “Mas nessa época do ano, vem essa massa, que é o maior público que busca a estética e definição e querem tudo muito rápido. Mas esse processo é gradativo, ascendente e lento. Tem pessoas que querem emagrecer 20 quilos em três meses e não tem como. Muitas vezes, a gente tem que ser até um pouco duro e dizer, não tem jeito”.

Jonas deixou um apelo aos jovens que estão fazendo uso de anabolizantes: “Tem uma grande diferença entre equilíbrio hormonal, que é quando a pessoa vai a um nutrólogo, faz exames, confere se a taxa de hormônio está bacana ou se precisa fazer uma correção e essa parte exagerada de tomar por conta própria, querendo ficar bem, não vale a apena. O esforço do treinamento, de uma dieta com uma frequência boa, realmente existe, a determinação, a força de vontade, você realmente consegue transformar o seu corpo com dieta e alimentação. ‘O esforço é passageiro, mas a glória é eterna’”.

A manicure Joice Lemos de Oliveira, 29, malha todos os dias ha 15 anos e é diferente de outros alunos que procuram a academia somente para ficar bem no verão. “Malho mais por conta da saúde. É importante manter sempre os exercícios, primeiro pela saúde, e segundo por conta da forma, a gente não ganha peso. Eu não procuro academia só para o verão e também não é saudável”, disse.

Eliane Simões Freitas, 30 anos malha ha menos de um mês e confessa que foi para a academia para emagrecer. “A chegada do verão incentiva, a gente ver tanta gente em forma. Eu ei que em três meses não vou resolver e juro que vou permanecer, vou malhar muito, estou a 20 quilos acima do peso”, comentou.

 

Zezé Pires, 72 anos, e procurou a academia para melhorar a saúde. “O cardiologista me orientou fazer atividades para melhorar o coração, o ortopedista passou por conta dos joelhos. Eu faço por conta da saúde e melhorei muito. Tem de fazer academia e pilates, é muito importante pra saúde e a mente. Não adianta procurar academia para o verão. Eu malho três vezes por semana aqui e duas vezes faço pilates. Eu indico porque a gente passa a ter uma saúde, mais disposição, tranquilidade, dorme bem”, frisou.

 

Determinação

 

Jonas foi enfático, afirmou que a determinação é a chave para tudo, ele tem aluna que emagreceu 54 quilos, reeducando a alimentação e malhando. “Quem realmente quer consegue realmente transformar o corpo.

 

Foto: Jonas Pena / Luciana Maximo

Legenda: O personal trainer Jonas Pena disse que a procura na academia aumentou 30%

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *