Valores, um projeto muito além da sala de aula

 

Os alunos de Piúma estão dando um show com o projeto Valores, a ideia merece destaque.

A Secretaria Municipal de Educação de Piúma ousou e fez diferente com o projeto Valores. Uma iniciativa que vem gerando resultados positivos na comunidade escolar, sem contar que, além do projeto sair dos muros das escolas tem envolvido as famílias, um dos objetivos propostos também.

 

Todas as 16 escolas municipais estão envolvidas, da creche ao 9º ano do Fundamental, são 3.600 alunos. A ideia partiu no iniciou do ano, durante a Formação em Serviço, frisou a secretária de Educação, Isabel Fernanda Scherrer Rocha que deu carta branca para os professores e pedagogos escolherem um tema envolvendo valores para desenvolver trabalhos que envolvessem a comunidade.

Segundo a pedagoga da Secretaria, Cáthia Muniz, os professores sugeriram uma gama de temas para serem trabalhados no ano de 2017, como: indisciplina, evasão, autoestima, inclusão, diversidade e outros. “Correlacionando todos os temas, vimos que o Tema Valores, trabalhado em um grande projeto escolar seria um caminho viável para contemplar tais temas. O projeto foi disseminado aos educadores da rede há dois meses e rapidamente as escolas estão evidenciando atividades variadas, de forma interdisciplinar, envolvendo todos os alunos, desde o maternal até o 9º ano e será  instrumento  de apreciação  no próximo  encontro”.

Valores humanos, esse é um tema que jamais poderá ser banido de uma sociedade que busca o bem, assegura a pedagoga que está feliz com os resultados.

Sábado, 02 a Escola do Campo, em Itinga veio ao centro da cidade fazer uma conscientização no trânsito com os alunos. E pelo jeito eles aprenderam direitinho o que foi passado no projeto sobre Paz no Trânsito. Pararam os veículos nas faixas entregaram panfletos, abriram faixas com diversas mensagens, conversaram com os motoristas e ciclista sobre a importância de obedecer as normas do Código de Trânsito, além de terem abordado a importância de manter a calma e o diálogo diante de um clima de desconforto, pois é preciso semear a paz.

A pedagoga das Escolas do Campo, Merick Scherrer falou rapidamente do sucesso que está sendo o projeto. “O envolvimento das crianças é muito grande. Depois do projeto já são visíveis, até na mudança de comportamento. A Secretaria lançou o projeto e deu total liberdade para cada escola desenvolver o seu subtema. Essa semana a Escola de São João vai receber uma médica que estará palestrando falando sobre os cuidados que se deve ter com o idoso. Posteriormente, os alunos estarão visitando o Lar dos Idosos em Piúma”, comentou Merick.

As escolas estão desenvolvendo diversos trabalhos, como: visitas ao asilo, campanhas de agasalhos, alimentos e material de higiene pessoal, produção de textos e poemas, dramatizações, pinturas e danças. Tudo com muita dedicação e amor, tanto por parte dos professores como também dos alunos.

 

 

JUNTOS começaram as competições

A bola rolou e rolou com muita emoção no gramado do Estádio Municipal Florêncio Serafin dos Anjos em Piúma com os atletas do Projeto Juntos, da Secretaria de Educação. As competições iniciaram no último dia 19. As equipes treinadas pelos técnicos Robert Feres e Jaison Marvila estão prontas para encarar qualquer outro time. O sub-09; sub-11; sub-13 e sub-15 participaram de um amistoso contra a equipe do Craques para o Futuro de Guarapari.

E para quem está treinado com profissionais que adoram o que fazem, o resultado só podia ser positivo. Na categoria Sub-11, Piúma 2 x 1 Craques para o Futuro; na Sub-13, Piúma 3 x 2 Craques para o Futuro e Sub-15, Piúma 3 x 1 Craques para o Futuro. O azar mesmo foi a categoria sub-09 anos, Piúma 0 x 3 Craques para o Futuro, mas tem revanche, pode esperar.
Quem tiver interesse em participar do Projeto Juntos basta se dirigir a Secretaria de Educação, localizada na Rua Aníbal de Souza Gonçalves – 2º andar, do Prédio Novo da Prefeitura, no bairro Acaiaca e falar com a professora Ellen. Ou então o diretor da Escola Integrada Euzinha Nery, professor Tavinho, no bairro Piuminas (antigo Society Club), no horário de 07:00 às 17:00 horas.

O projeto Juntos é fantástico, além de oportunizar a prática do esporte, promove a socialização e o melhor cria nos estudantes um clima de competitividade saudável, porque além de aprender a jogar para vencer aprendem que perder faz parte do jogo.

Além do futebol são oferecidas aulas de ginástica rítmica, futsal, futebol society, atletismo, voleibol e reforço escolar para todas as matérias (alunos em defasagem escolar). Para participar do Projeto a criança tem que estar frequentando a escola.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *