Vacinação contra pólio e sarampo em 34 locais neste sábado (18)

Na cidade, os locais de vacinação vão funcionar das 8h às 17h; no interior, das 9h às 16h

O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu e mais 33 unidades básicas de saúde de Cachoeiro abrirão as portas neste sábado (18) para realização do Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, voltada a crianças de um ano a menores de cinco anos.

Na cidade, os locais de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. Já no interior, das 9h às 16h. É preciso que os pais apresentem o cartão de vacina da criança. Caso esse documento tenha sido perdido, deve ser apresentada a certidão de nascimento.

“Sabemos que, para muitos pais, é difícil levar os filhos para vacinar nos chamados dias úteis. Por isso, devem aproveitar a oportunidade oferecida pelo Dia D, levando as crianças para serem imunizadas neste sábado. É fundamental que todos se mobilizem para que possamos eliminar a ameaça dessas doenças”, ressalta a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Cachoeiro, Horminda Gonçalves.

Em Cachoeiro, a cobertura vacinal já ultrapassa os 30% do público-alvo. Nessa campanha, que começou no último dia 6 e segue até o dia 31 deste mês, mesmo as crianças dessa faixa etária vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos de saúde. De segunda a sexta, as unidades com sala de vacina funcionam das 7h às 16h.

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, por tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e imunocomprometidas.

Poliomielite

Para prevenir a poliomielite, as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com a vacina injetável (VIP) e depois aos 15 meses e 4 anos de idade com a vacina oral (VOP). A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, mas existem casos em países da África e Ásia, por isso, é fundamental manter alta a cobertura vacinal para evitar o retorno da doença ao país.

Unidade de saúde que abrem no Dia D:

1 – Aquidaban
2 – Village da Luz
3 – Novo Parque
4 – Abelardo Machado
5 – São Luiz Gonzaga
6 – União
7 – Amaral
8 – Jardim Itapemirim
9 – BNH de baixo
10 – BNH de cima
11 – Aeroporto
12- Otto Marins
13 – Zumbi
14 – Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
15 – Burarama
16 – Conduru
17 – Soturno
18 – Pacotuba
19 – Itaoca
20 – Paraíso
21 – Recanto
22 – Córrego dos Monos
23 – Gilson Caroni
24 – Coramara
25 – Coutinho
26 – Gironda
27 – Gruta
28 – Nossa Senhora da Penha
29 – Nossa Senhora Aparecida
30 – Valão
31 – Agostinho Simonato
32 – Parque Laranjeiras
33 – Vila Rica
34 – São Vicente

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *