Vacinação contra a gripe em 34 locais neste sábado (12)

Dia D facilita ainda mais o acesso do público-alvo ao imunizante.

Para facilitar ainda mais o acesso à vacina contra a gripe em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove neste sábado (12) o Dia D da vacinação, atendendo o público-alvo da campanha durante todo o dia, em 34 locais.

No Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu – avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio – e em mais 23 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, o atendimento ocorre das 8h às 17h. Já no interior, a ação será em dez unidades, das 9h às 16h.

A dose é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, trabalhadores da área da saúde, professores do ensino regular (fundamental, médio e superior), população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Além desses grupos, devem ser imunizados, também, jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

Para garantir a dose, é importante levar o Cartão de Vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudo médico para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis; e, para os trabalhadores da saúde, declaração emitida pelo serviço no qual estão empregados, crachá ou contracheque, além do documento de identidade. No caso dos professores, declaração da escola, assinada pelo gestor, afirmando que o profissional atua em sala de aula.

“O Dia D é muito importante na campanha, por possibilitar que, em pleno sábado, as pessoas consigam acesso ao imunizante, o que, por conta do trabalho e outros afazeres cotidianos, pode ser mais difícil de segunda a sexta-feira. Então, esperamos que o público-alvo aproveite essa oportunidade e compareça em grande número aos pontos de vacinação, que foram escolhidos estrategicamente, para atender às diversas regiões do município”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Campanha segue até 1º de junho

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 23 de abril e segue até 1º de junho. Cerca de 40 mil cachoeirenses fazem parte do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e a meta é vacinar, pelo menos, 90%. Até a última quarta-feira (9), 16,6 mil pessoas foram imunizadas.

No total, incluindo os portadores de doença crônica (que não são grupo prioritário da ação), em torno de 47 mil moradores precisam receber a dose. Para isso, a Semus conta com a adesão da população à iniciativa, que tem como objetivo reduzir o número de casos de complicações, reduzir o número de internações e óbito, causados pela doença, que é típica do período mais frio do ano. De segunda a sexta-feira, as doses estão disponíveis em 23 salas de vacina, em unidades de saúde, das 7h às 16h.

Confira os pontos de vacinação do Dia D

Área urbana (8h às 17h)
Centro Municipal de Saúde
UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS N. Srª Aparecida
UBS Otto Marins
UBS N. Srª da Penha
UBS Paraíso
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Vila Rica
UBS Gilson Carone
UBS Agostinho Simonato
UBS Recanto
UBS Novo Parque
UBS Parque Laranjeiras

Interior (9h às 16h)
UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Coutinho
UBS Gironda
UBS São Vicente
UBS Gruta

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *