Transformação social de Bogotá e Medellín será tema de palestra em Cachoeiro

O secretário de Segurança Urbana de Recife (PE), Murilo Cavalcanti, estará em Cachoeiro de Itapemirim, no próximo dia 9, para uma palestra aberta ao público, promovida pela prefeitura, no auditório da Faculdade de Direito (FDCI).

Ele é especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana e coautor do livro “As lições de Bogotá e Medellín: do caos à referencia mundial”, que reúne textos sobre como essas cidades colombianas se transformaram, reduzindo drasticamente os índices de violência e garantindo mais cidadania e qualidade de vida aos seus habitantes.

Na palestra, que terá início às 19h, Cavalcanti vai falar sobre a experiência colombiana, dando ênfase ao modelo de enfrentamento à violência baseado na conciliação da ‘mão dura’ (repressão, com respeito aos direitos do cidadão) com a ‘mão social’, que é a política de prevenção, pautada pela integração de serviços públicos e de oportunidades de educação e lazer em territórios de alta vulnerabilidade social.

“Também vou apresentar a experiência exitosa que temos em Recife com a implantação do Centro Comunitário de Paz (Compaz), equipamento público voltado para a promoção da cidadania, educação e cultura de paz”, antecipa Murilo, que foi responsável pela concepção e modelo de gestão do Compaz.

A realização da palestra é uma iniciativa da Secretaria de Modernização e Análise de Custos de Cachoeiro (Semmac), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).

O secretário de Modernização, Alex da Vitória, ressalta que a vinda de Murilo Cavalcanti a Cachoeiro visa oportunizar o compartilhamento das lições das cidades colombianas que, sob muitos aspectos, se parecem com as cidades brasileiras.

“Bogotá e Medellín deixaram o topo do ranking das cidades mais violentas do mundo para, em um período de 15 anos, se tornarem referência não apenas em segurança pública, mas também em mobilidade, assistência social e soluções urbanísticas inovadoras. E elas conseguiram isso a partir de um amplo planejamento, com um conjunto de políticas focadas, principalmente, na valorização do cidadão”, frisa.

“As ideias aplicadas em Medellín e Bogotá são inspiradoras. Quando estive em São Paulo, recentemente, me encontrei com o Murilo e fiz o convite pra ele palestrar em Cachoeiro. Estamos na expectativa de que o público participe em massa e que cada um entenda a necessidade da contribuição da sociedade como agente transformador para uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse o prefeito Victor Coelho.

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *