‘Todas as ruas têm nome de homem’ vai ser apresentado em Anchieta

Em um momento histórico onde o Brasil discute de modo intenso questões ligadas aos direitos e a participação das mulheres, o grupo capixaba Confraria de Teatro apresenta o espetáculo “Todas as Ruas Têm Nome de Homem” em Anchieta. A apresentação irá acontecer no sábado (22), às 17h, na Rua Costa Pereira, próximo ao Ministério Público. Os ingressos são limitados e serão distribuídos uma hora antes.

Esse é o segundo trabalho do Grupo que estreou em 2016, em Vitória, e agora em setembro inicia uma pequena turnê por cinco cidades capixabas: Castelo, Guarapari, Santa Teresa, Anchieta e Aracruz. O projeto foi contemplado no edital 019/2017 Seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para circulação de espetáculos de teatro produzidos no estado do Espírito Santo.

Na turnê pelas cidades capixabas as apresentações serão gratuitas e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, nos pontos de encontro estabelecidos em cada cidade. O grupo também oferecerá uma oficina que irá abordar o processo de montagem do espetáculo. As inscrições podem ser feitas de forma online ou então no local de realização da oficina. Serão ofertadas 30 vagas por cidade. As oficinas acontecerão sempre um dia após a apresentação e também são gratuitas.

A peça não utiliza um espaço único de apresentação, cenas são realizadas em espaços públicos e privados, criando um trajeto pelas ruas da cidade. Os espectadores vivenciam um espetáculo bastante diferente, tendo que fazer escolhas, caminhar e conhecer as histórias de mulheres que vivem em tempos contrários, em 1930 e 2018, em uma verdadeira espiral de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais nas discussões de gênero na contemporaneidade.

Refletir sobre a condição da mulher na cidade se tornou ponto de partida para pesquisa das atrizes, após o lançamento do Mapa da Violência, em 2014, que apontava o Espírito Santo como um dos mais perigosos para mulher, com uma taxa altíssima de feminicídios. Foi a partir desse confronto com dados da vida real que o espetáculo se engajou na discussão cada vez mais crescente sobre ser mulher na sociedade, machismo e violência.

Para integrar a equipe de criação foram convidados dois artistas goianos radicados em São Paulo e Fortaleza e que desenvolvem pesquisas que investigam as relações artísticas com o espaço urbano. O Diretor é Francis Wilker, do grupo brasiliense Teatro do Concreto, que é Mestre em Artes pela ECA-USP e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre encenação no espaço urbano sob a orientação do professor e diretor do grupo paulista Teatro da Vertigem, Antônio Araújo, com quem colabora em algumas ações e projetos. Já a Dramaturgia é assinada por João Dias Turchi, mestrando em Artes na ECA-USP com pesquisa que investiga relações entre cidade, performance e dramaturgia. Ele é um dos autores do livro Histórias para serem lidas em voz alta, junto com Gustavo Colombini, vencedores do prêmio ProAC de Criação Literária: Prosa, em 2014.

É desse encontro de artistas motivados pela temática do feminino na pólis que nasce ‘Todas as ruas têm nome de homem’. Um espetáculo envolvente que convida atrizes e espectadores a estabelecerem novas relações com o tecido vivo e pulsante da cidade e com seus modos de pensar o que é ser mulher e seus espaços na vida social.

Todas as ruas têm nome de homem

Sinopse

Quatro mulheres, em 1930 e 2018 caminham pela cidade para reconstruir o desaparecimento de uma delas. Algumas coisas permanecem, mas sempre há rua para ser ocupada.

Histórico do grupo

A Confraria de Teatro é formada pelas atrizes Luana Eva, Luciene Camargo, Ludmila Porto e Thiara Pagani. Em 2012 iniciaram uma pesquisa em teatro intimista, com foco em novos espaços de encenação e produção coletiva.

Em 2013 foram contempladas no Edital de Residência Artística da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para o primeiro espetáculo “Mesas falam e se movem”. O diretor convidado foi Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo. O projeto ainda contou com a preparação de elenco de Paulo Arcuri, do grupo Travessia, também de São Paulo e a orientação teórica do mestre em teatro, pela UFRJ, Grassi Santana. A dramaturgia foi elaborada pelo mineiro Ricardo Inhan.

“Mesas falam e se movem” cumpriu uma temporada em Vitória de 48 apresentações e realizou uma turnê por seis cidades do interior Espírito Santo entre o final de 2014 e início de 2015. Além disso, participou da programação do Sesc Aldeia, Ilha do Mel e da 10ª Edição do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória. Em setembro de 2015 a peça realizou uma pequena temporada de mais cinco apresentações, no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória.

Em novembro (2015) o grupo foi contemplado no Edital de Setorial de Artes Cênicas da Secult para montagem do projeto “Cartografia do feminino na cidade”, que teve como resultado final o espetáculo “Todas as ruas têm nome de homem”.

A peça estreou no dia 21 de maio de 2016 e cumpriu uma agenda de 30 apresentações nessa primeira temporada, no Centro de Vitória. Também participou da 11ª Edição do Festival Nacional de Teatro de Vitória, do Cena Local e do Sesc Aldeia Ilha do Mel, do Sesc Glória, foi indicada para um dos mais importantes projetos de circulação cênica do Brasil, o Palco Giratório, pelo Sesc Nacional. Pelo trabalho a Confraria recebeu Voto de Louvor da Câmara de Vereadores da Capital, por tratar temas emergentes para mulheres.

Ficha Técnica

Criação: Confraria de Teatro
Elenco: Aidê Malanquini, Luciene Camargo, Ludmila Porto e Thiara Pagani
Direção: Francis Wilker
Texto: João Dias Turchi
Assistentes de cena: Luana Eva e Stephany Santos
Fotografia: Luara Monteiro
Produção e Assessoria de Comunicação: Luana Eva

Serviço:

ANCHIETA
Apresentação: Todas as ruas têm nome de homem
22/09
Local: Rua Costa Pereira, próximo ao Ministério Público.
Horário: 17h
Ingressos: Os ingressos são gratuitos, distribuídos 1 hora antes do espetáculo. Vagas limitadas.

Oficina: Espaço não convencional e afetividade com o espaço
23/09
Local: Centro Cultural – Av. Carlos Lindemberg, nº 463
Horário: 9h
Capacidade: 40 pessoas
Inscrições: No link bit.ly/2PowNhd ou no local de realização da oficina.
Informações: (27) 99762-1691

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *