Sul do estado sem trégua para as drogas‏

No sul do ES, ações alusivas ao dia Internacional de Combate às Drogas iniciam na quarta-feira e seguem durante a semana

Neste domingo (26), internacionalmente, comemorou-se o Dia Internacional de Combate às Drogas. No sul do Espírito Santo, as ações alusivas ao dia iniciam na semana passada com palestras e atividades em Cachoeiro de Itapemirim e seguem durante a semana com capacitação e cursos em unidades de tratamento em Mimoso do Sul e Jaciguá, distrito de Vargem Alta.
Segunda-feira (27), na Casa Lar de Maria, em Mimoso do Sul, os educadores sociais responsáveis pelo tratamento de usuários de álcool e outras drogas da Unidade Masculina Adulta receberão capacitação com os temas “Neurobiologia da Dependência Química” e Estudos de Casos”. Na terça-feira é a vez de todos os funcionários da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AART). O tema será “Comunidade Terapêutica”. A palestra será no mesmo local.
Em Cachoeiro de Itapemirim, a Pastoral da Sobriedade será responsável pela Celebração Eucarística na Catedral de São Pedro. Evento religioso que acontece nesta segunda à noite.
Já na sexta-feira (01), na Unidade Feminina de Jaciguá, a equipe técnica receberá a capacitação continuada sobre “Grupos Terapêuticos – A Reunião Vespertina e Grupo de Sugestões”.
Em Cachoeiro, a manhã de quinta-feira (23) foi de bate-papo, sobre modelos de tratamento e o porquê da data comemorativa, com os dependentes químicos em recuperação no Centro de Atenção Psicossocial (Caps ad).
O dia “D” de ações alusivas à data, promovido pelo Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (Comsod), foi realizado na sexta (24). Na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro. Na programação, entre outros eventos, aconteceu depoimento de dependente em recuperação e apresentação teatral da Guarda Mirim da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdedf)
Dia 26 de junho de 2016
Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.
No relatório de 2015 consta que a prevalência do uso de drogas continua estável em todo o mundo. Estima-se que um total de 246 milhões de pessoas – um pouco mais do que 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos – tenha feito uso de drogas ilícitas.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *