Sociedade deveria se mobilizar mais na luta por uma educação de qualidade

O deputado Sergio Majeski (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Ales) para falar sobre a Semana de Ação Mundial (SAM), que ocorre de 2 a 9 de junho, e tem como objetivo conscientizar as pessoas a se engajarem na luta pela educação de qualidade para todo mundo.

Professor, mestre em Educação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional (PNE-2014/2024) e Estadual de Educação (PEE-2015/2025), o parlamentar também abordou o tema em palestra realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Este ano, no Brasil, tem como tema ‘Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE’. Ela ocorre às vésperas de se completar cinco anos da aprovação do Plano Nacional de Educação. A semana está servindo para fazer um balanço das metas do PNE e, por tabela, dos planos estaduais”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, as 20 metas estabelecidas no PNE não serão cumpridas até 2024. Ele lembrou que no Espírito Santo ainda existe o agravante de o Estado não investir desde 2012 os 25% da receita em educação, como previsto na Constituição Federal.

“Entre as metas está a de universalizar a educação básica, tanto no ensino fundamental quanto no médio, assim como ampliar investimentos até 10% do PIB até 2024. Aqui no Estado, nos últimos quatro anos, escolas foram fechadas e ampliou em 50% o número de alunos fora da escola, ou seja, está ocorrendo o inverso do que é uma das metas prioritárias do plano”, ressaltou.

Para Majeski, a sociedade deveria se mobilizar mais na luta por uma educação de qualidade. Ele disse que estava trabalhando para que o Executivo voltasse a investir os 25% na educação, reabrisse escolas, os turnos noturnos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Eu sou primeiro a cobrar isso e vou criticar (o governo) caso não ocorra ano que vem”, prometeu.

Texto: Gleyson Tete / ALES

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *