Setembro Verde: aulas de judô na Apae e escolas mais acessíveis

Termo de parceria para núcleo de judô inclusivo foi assinado nesta sexta (21)

Nesta sexta-feira (21), Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência, a prefeitura fez dois importantes anúncios nas áreas educacional e esportiva, durante a agenda especial do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdpede), pela manhã, na Sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro.

Um é a abertura do núcleo de judô inclusivo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro, no bairro São Geraldo; e o outro, a série de obras de melhorias em acessibilidade na estrutura física de 24 escolas municipais.

“Estamos muito felizes com este momento, porque sabemos o impacto positivo que o novo núcleo terá na vida de muitas pessoas. Estamos dando mais um passo em direção a uma inclusão verdadeiramente efetiva”, destacou Lílian Siqueira, secretária municipal de Esporte e Lazer, aos participantes do encontro, dentre membros do Comdpede e outros convidados.

Na ocasião, o termo de parceria para a implantação do núcleo foi assinado por Lílian, pela presidente da Apae, Wilma Campos Silva, e pela secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

O professor será Ricardo Lucio, que estava na Levino Fanzeres. Formado em Educação Física (licenciatura e bacharelado), com pós-graduação em Esporte Adaptado, ele atua no projeto Judô para Todos Brasil. A aula inaugural está marcada para 30 de setembro, na Ilha da Luz, às 9h. Depois, as atividades vão acontecer, duas vezes por semana, na própria sede da Apae.

Mais acessibilidade em escolas municipais

Também presente no encontro, a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, falou sobre as melhorias previstas para as unidades de ensino.

“Os prédios contemplados foram erguidos em uma época em que não se pensava na questão da acessibilidade. Daí a necessidade de adequá-los”, destacou ela, ao informar que o investimento total é em torno de R$ 5 milhões, oriundos de recursos próprios, e inclui a construção de banheiros acessíveis, rampas e outras melhorias. “Os processos internos para contratação dessas obras estão na fase final”, acrescentou.

A agenda especial integra o calendário de ações da campanha Setembro Verde em Cachoeiro, que começou no dia 3 e segue até o fim deste mês. Confira as próximas atrações:

25 a 28/09 
Exposição e vendas de Artesanatos confeccionados pelos usuários nas Oficinas da Apae
Local: Shopping Sul
Horário: das 9h às 17h

24 a 28/09
Mobilização escolar acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em todas as Escolas Municipais de Ensino Básico com o Tema: “O ser surdo – Comunidade Surdos” promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), para alunos, pais, professores e demais servidores.

27/09
1º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Tema: “Oportunidades iguais para quem a vida deu caminhos diferentes”.
Local: Centro de Referência de Assistência Social “Renato César Targa”, bairro Jardim Itapemirim
Horário: das 9h às 16h

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *