Sessões de cinema ajudam no atendimento a pessoas em situação de rua

   Próxima atividade será nesta quinta (16), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Nesta quinta-feira (16), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cachoeiro promove uma sessão de cinema para pessoas em situação de rua atendidas pela equipe da unidade. A partir das 14h, será exibido o filme “As sufragistas”, que aborda a luta das mulheres pela conquista do direito ao voto.

A atividade, denominada Cine Pop Rua, integra as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social voltadas ao acompanhamento desse público, trabalhando com os participantes temáticas como superação e motivação.

As sessões têm sido realizadas uma vez por mês, sempre com filmes que abordem temas como a conquista de direitos e a reflexão social. Ao final da exibição, os espectadores participam de um bate-papo com psicólogo.

Segundo a equipe do Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua (Pop Rua), o retorno tem sido positivo.

“Os participantes refletem sobre sua condição, compartilham vivências e esclarecem dúvidas em uma atividade que tem se somado ao trabalho que já fazíamos. Com isso, conseguimos aproximá-los do Creas e da rede de assistência social, que atuam oferecendo apoio para que essas pessoas deixem de viver em situação de rua”, explica a gerente de Proteção Social Especial, Edilane Goularte da Fonseca.

Trabalho fortalecido

O Cine Pop Rua fortalece um conjunto de outras práticas já adotadas para acompanhamento das pessoas em situação de rua em Cachoeiro. A equipe do Pop Rua realiza abordagens sociais nas ruas semanalmente, atividades de fortalecimento de vínculos com familiares, encaminhamentos para a Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá e para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps-ad), quando necessário, concessão de passagens para retorno à cidade de origem, entre outros serviços.

O Creas funciona na Rua Vinte e Cinco de Março, nº181, Centro. Mais informações pelo telefone: (28) 3511-1616.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *