Serviço de Inspeção Municipal já é realidade em Itapemirim

A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura tem trabalhado sistematicamente para melhorar a vida de produtores rurais que desenvolvem em suas propriedades a agricultura familiar. Para tal,  a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já está em pleno funcionamento, proporcionando aos agricultores e empreendedores que processam ou manipulam alimentos de origem animal a comercializarem seus produtos na cidade.

No início de setembro, o Sr. Adelmir Gomes de Souza, apicultor da localidade de Fazenda Velha, que produz em média 4,5 toneladas de mel/ano e possui cerca de 150 colmeias, solicitou que membros da Comissão de Fiscalização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) fossem até sua agroindústria, localizada no Distrito de Piabanha do Norte, para acompanhar todo processo de extração, decantação e produção do mel.

Membros do SIM municipal, realizaram uma visita ao apiário, e puderam orientar o apicultor a fazer algumas melhorias, para que a partir de agora, ele tenha um produto ainda melhor, dentro da legalidade e ganhando assim mais mercado e melhorando a fonte de renda da família. As demais agroindústrias de produtos de origem animal que tiverem interesse em requerer o SIM, basta procurar a SEMADER e solicitar o requerimento de registro ao SIM, pois o serviço já está implantado.

O município de Itapemirim está trabalhando para difundir a informação sobre o SIM, visando fomentar o desenvolvimento do homem do campo através da agricultura familiar e do empreendedorismo, dando mais oportunidades de comercialização e também mais segurança alimentar ao consumidor. Todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, comercializados na cidade deverão ter o selo SIM, e para isso, passarão por inspeção e fiscalização sanitária. Produtos como pães, bolos, embutidos, carnes, pescado, mel e derivados, ovos e laticínios também devem se adequar ao serviço, que será acompanhado e orientado por um agrônomo, um médico veterinário e dois auxiliares de inspeção.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *