Semana do Livro e da Biblioteca começa com ações em Itaoca

Evento terá apresentações de jovens atendidos pelo projeto Novos Talentos, da prefeituraAs comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca começam em Cachoeiro nesta quarta-feira (25), na Biblioteca Distrital “José de Barros Silva”, em Itaoca. As atividades acontecem pela manhã, a partir das 8h30, e à tarde, com início às 13h30.

As principais atrações do evento no distrito serão comandadas pelas crianças e adolescentes da comunidade que fazem parte do Novos Talentos, projeto da prefeitura que oferece aulas de teatro e música a estudantes do ensino fundamental, com idade entre 9 e 14 anos, no contraturno escolar.

Na ocasião, os alunos apresentarão a esquete “O nascimento de Emília” e um número musical ao estilo voz e violão. As apresentações da manhã e da tarde são as mesmas, repetindo-se para dar a oportunidade de mais pessoas poderem assistir.

Além disso, como não poderia faltar em um evento que celebra o universo das letras, será realizada também uma roda de leitura e um sorteio de livros patrocinados pela Lei Rubem Braga.

“O projeto Novos Talentos visa valorizar as artes em sua linguagem textual e musical, contribuindo para o desenvolvimento de cada criança e adolescente. É muito gratificante a participação desses meninos e meninas em nossas atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, pois conseguimos agregar ações de desenvolvimento das artes e da leitura que já estamos desenvolvendo rotineiramente às comemorações”, destaca a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

Bibliotecas

A valorização das bibliotecas como espaço privilegiado para a leitura é algo central na programação. A Biblioteca Distrital de Itaoca foi reaberta em setembro, por meio de parceria entre a prefeitura e a coordenação local da igreja católica. O acervo inclui livros de conhecimentos gerais, infantojuvenis e clássicos da literatura, os quais estão disponíveis para pesquisa e empréstimo. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 10h e das 11h30 às 17h30.

A programação segue até sexta-feira (27) com atividades na maior biblioteca do municípío, a “Major Walter dos Santos Paiva” (Casa da Memória), localizada na Rua 25 de Março, Centro. Na quinta-feira (26), o espaço recebe o projeto Pé de Livros a partir das 8h. E no último dia, acontecerão várias ações, incluindo homenagens, assinatura de parcerias, sarau, contação de história e música ao vivo.

“O objetivo da Semana é incentivar a leitura e a construção do conhecimento. Por mais que hoje em dia a gente tenha a internet, nada se compara ao prazer de abrir um livro. As nossas bibliotecas estão aí para cumprir esse papel, de dar oportunidade a todos de vivenciar o prazer dos livros”, comenta Marcela Amistá, coordenadora das bibliotecas de Cachoeiro.

Confira a agenda:

25 de outubro (quarta-feira)
Local: Biblioteca Distrital “José de Barros Silva” (Itaoca)

8h30 – Apresentação “O nascimento de Emília” (esquete com alunos da comunidade que participam do projeto Novos Talentos.)

Apresentação Musical – Voz e Violão (Com alunos da comunidade que participam do Projeto Novos Talentos)

9h – Roda de Leitura com sorteio de livros da Lei Rubem Braga

13h30 – Apresentação “O nascimento de Emília” (esquete com alunos da comunidade que participam do Projeto Novos Talentos.)

Apresentação Musical – Voz e Violão (Com alunos da comunidade que participam do Projeto Novos Talentos)

14h – Roda de Leitura com sorteio de livros da Lei Rubem Braga

26 de outubro (quinta-feira)
Local: Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” (Rua 25 de Março, Centro)

8h às 11h – Apresentação do Projeto Pé de Livros

27 de outubro (sexta-feira)
Local: Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” (Rua 25 de Março, Centro)

15h – Abertura

15h30 – Lançamento do Blog Livro Virtual “Nas Asas da Borboleta Amarela”

15h45 – Homenagem e agradecimento a Bruno Malini, maior doador de livros da biblioteca

16h – Assinatura da parceria da Semcult/Biblioteca Pública Municipal com a Academia Cachoeirense de Letras

16h15 – Sarau com os membros da Academia Cachoeirense de Letras e contação de história para adultos com Maria Elvira Tavares

17h – Encerramento: apresentação musical com Gilver Wichello e banda Dibutuka

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *