Semana da Juventude incentiva formação de grêmios estudantis

Nesta segunda (22), programação contou com visita à escola municipal Maria das Dores Pinheiro AmaralNo primeiro dia da programação da Semana da Juventude em Cachoeiro de Itapemirim, nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) focou suas ações no projeto Eu Quero Meu Grêmio.

Pela manhã, representantes do Centro de Referência da Juventude (CRJ), do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e do grêmio estudantil Hélio Carlos Manhães, do campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), estiveram no Liceu Muniz Freire, no bairro Independência, para apresentar a iniciativa.

O projeto, uma parceria da Semdes com a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme), visa fomentar a criação de grêmios estudantis nas escolas municipais de ensino fundamental. O objetivo, agora, é ampliá-la para escolas da rede pública estadual na cidade.

A visita ao Liceu teve, também, a presença de uma servidora da prefeitura que atua no programa federal Acessuas Trabalho (coordenado, em Cachoeiro, pela Secretaria de Desenvolvimento Social), cujo intuito é facilitar a inserção de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

À tarde, os representantes do CRJ, do CMJ, do grêmio estudantil do Ifes e do Acessuas Trabalho foram à escola municipal Maria das Dores Pinheiro Amaral, no bairro Valão, para acompanhar as atividades de seu grêmio estudantil, que está em funcionamento desde setembro do ano passado.

“A implantação do grêmio tem gerado diversos resultados positivos. É muito importante os alunos contarem, hoje, com um grupo que lhes traga essa representatividade e essa noção de cidadania e liderança”, avaliou Maria das Graças Borelli, pedagoga da unidade de ensino.

Ela destacou que os estudantes que compõem o grêmio da escola Maria das Dores Pinheiro Amaral vêm realizando uma série de ações relevantes, como arrecadação de donativos para crianças com deficiência, apoio na organização de eventos esportivos locais e, ainda, o recreio interativo, em que eles, no contraturno, vão à unidade para entreter os alunos do período matutino com brincadeiras antigas, entre as quais pula-corda e amarelinha.

Outras ações

Na terça (23), às 13h, haverá atividades esportivas com o projeto Villagindo para Ser Feliz, no bairro Village da Luz, como torneios de futsal e de tênis de mesa.

Já na quarta (24), às 8h, as equipes envolvidas na ação especial do Eu Quero Meu Grêmio vão estar na escola municipal Jenny Guardia, no bairro São Geraldo (que passou a contar com sua agremiação estudantil no ano passado); e na quinta (25), no mesmo horário, na escola Valdy Freitas, no Paraíso (que implantou seu grêmio no último mês de agosto).

Também na quinta, às 13h, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Village da Luz receberá uma palestra sobre suicídio, voltada para os jovens da região, com a psicóloga Flávia de Oliveira Avila, do Núcleo de Apoio à Vida de Cachoeiro. Dentre outros tópicos, ela abordará a questão do bullying, que pode levar adolescentes à depressão.

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *