Secti abre 765 vagas em 14 cursos técnicos de graça para os capixabas

As chances são para os CEETs Vasco Coutinho e Talmo Luiz Silva – Foto/ Divulgação 

A partir das 10 horas desta segunda (18) os capixabas que já concluíram o Ensino Médio, ou que ainda estão cursando, podem se inscrever no processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2018 nos Centros Estaduais de Educação Técnica da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). As chances são para as escolas Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva.

Ao todo, 765 vagas em 14 opções de cursos gratuitos estão disponíveis para inscrição. A secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, destaca a oportunidade que o ensino técnico gera aos estudantes. “Os cursos técnicos dos CEET’s estão conectados com o mercado profissional, por isso, aceleram a entrada do aluno no mundo do trabalho. Sem dúvida é uma grande oportunidade de qualificação gratuita”.

O prazo para se inscrever encerra no dia 29 de junho às 23h59 no site www.acessocidadao.es.gov.br. O candidato deve realizar o cadastro no Acesso Cidadão, por meio do CPF e e-mail (em ambos não pode ser utilizado de terceiros). Depois do cadastro, acessar o site www.selecaoaluno.es.gov.br e preencher corretamente a ficha de inscrição. O edital já está disponível para acesso no site. Quem preferir pode acessar aqui.

De acordo com o edital, no ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. E para seleção serão consideradas as pontuações da média final das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2017, ou ao último ano cursado pelo candidato.

O processo seletivo é destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio Regular, ou EJA/EM, inclusive CEEJA, em qualquer rede de ensino. E também aos interessados concluintes do Ensino Médio Regular; da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; ou da Educação de Jovens e Adultos. Serão admitidos candidatos que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula.

Cursos

As duas escolas técnicas somam 14 cursos em diferentes áreas de atuação. No CEET Vasco Coutinho são oferecidas dez opções em 565 vagas: Administração; Eventos; Gastronomia; Informática; Modelagem do Vestuário; Multimídia; Produção de Moda;

Programação de Jogos Digitais; Rádio e Televisão; e Redes de Computadores.

Já no CEET Talmo Luiz Silva serão ofertados os cursos de Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho em 200 vagas.

A carga horária não é padronizada para todos os 14 cursos disponíveis. Veja na tabela abaixo os cursos, seus turnos, cargas horárias e número de vagas em cada CEET:

Para participar

O processo seletivo de entrada em um dos cursos do CEET Vasco Coutinho e Talmo Luiz Silva ocorre duas vezes por ano e é levado em consideração notas de português e matemática do histórico escolar do Ensino Médio.

Podem participar estudantes que ainda estejam cursando o Ensino Médio e também cidadãos que já concluíram os estudos. As inscrições e o edital são divulgados no site da secretaria: www.secti.es.gov.br.

Os candidatos que desejarem participar do processo seletivo nos CEETs devem ficar atentos ao preenchimento correto de todos os dados no formulário de inscrição.

Resultado

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 04 de julho no site www.secti.es.gov.br e a matrícula ocorre entre os dias 06 e 11 do mesmo mês. Os classificados deverão comparecer à secretaria da escola das 8h às 20h.

Para a matrícula, é necessário estar com documentos, exigidos no edital, em mãos:

1)    Original ou cópia autenticada em Cartório do Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Certificado de Conclusão do 2º Grau com notas ou equivalente, ou declaração de estar cursando a 3ª série do Ensino Médio, devidamente assinada pelo diretor e/ou pelo secretário da escola;

2)    Cópia de Documento Oficial de Identidade;

3)    Cópia do CPF;

4)    01 (uma) foto 3×4 recente;

5)    Cópia recente de comprovante de residência (Ex: conta de água, luz, telefone etc.);

6)    Cópia da certidão de nascimento ou casamento.

O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estabelecido será considerado desistente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *