Secretaria de Turismo comemora aniversário de 18 anos da Casa do Doce em Fazenda Velha

A Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Turismo comemorou juntamente com a comunidade de Fazenda Velha nessa quarta-feira (10), o aniversário de 18 anos da “Casa de Sabores de Itapemirim”. A comemoração foi regada com as delicias fabricadas na própria Casa do Doce, como também é conhecida.

A “Casa de Sabores de Itapemirim” surgiu depois que a Associação de Moradores de Fazenda Velha, numa parceria com o Incaper conseguiu aplicar curso de capacitação para os membros da Associação, fazendo com que despertasse neles o desejo de inovar, até que começaram a produzir os produtos que os seus descendentes faziam e ensinavam quando eles ainda eram crianças. O projeto começou com 15 mulheres, e neste período elas buscaram se capacitar ainda mais com o intuito de sempre melhor seus produtos para a comercialização.

Para Wilson Viana, Secretário de Turismo de Itapemirim, o papel da secretaria é observar e incentivar a criação de novas agroindústria para que o projeto “Rota Turístico Ambiental” tenha mais pontos de visitação, ampliando os negócios no interior do município, gerando renda e dignidade ao homem do campo.

O Prefeito de Itapemirim fez questão de participar do aniversário de 18 anos da Casa do Doce e ressalto a importância dessa pratica em todo município. “Eu sou um dos maiores defensores da agroindústria, sempre falo com meus secretários, deixa o pessoal trabalhar, porque sei que essa é uma forma da gente gerar desenvolvimento e emprego no interior. Quero agradecer essas guerreiras que há 18 anos vem fortalecendo a economia de nosso município, vocês são um orgulho para nossa gente”. Afirmou Thiago.

A maior rentabilidade das mulheres da Casa de Sabores de Itapemirim, vem da comercialização de variados tipos de doces, bolos e biscoitos nas feiras municipais do município, que acontecem nos dias de quarta e sexta-feira. Além de vender os produtos nas feiras, a fábrica recebe diariamente turistas, que participam do projeto Rota Turística Ambiental, que é desenvolvida pelas Secretarias de Turismo e Meio Ambiente.

Segundo Sandra Xavier de Jesus, uma das integrantes responsáveis pela “Casa de Sabores de Itapemirim”, ela e suas amigas Marluce Alves de Souza e Aline Guimarães trabalham de segunda a sexta-feira, produzindo e vendendo os seus produtos. “Agradecemos a presença das pessoas que nos visitam, principalmente os turistas, marinheiros e pessoas vindo de toda parte do Brasil. Eles levam nossos produtos para todos os lugares, deixando nossa fábrica e comunidade conhecida em todo território nacional”. Disse Sandra emocionada.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *