Secretaria de Saúde faz vacinação volante contra sarampo

Estão programadas ações em shoppings e na praça Jerônimo Monteiro 

Neste mês, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) intensifica a vacinação contra o sarampo com ações em pontos de grande circulação na cidade, como shoppings e a praça Jerônimo Monteiro.

O trabalho, que começa na segunda-feira (14), visa facilitar o acesso à vacina. “A estratégia de vacinar em pontos de maior fluxo de pessoas é eficaz e um esforço preventivo importante, já que a doença voltou a acometer moradores de outras regiões do país, anos depois de ser erradicada”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A Semus lembra que, nesse período de férias, em que se costuma viajar, é importante atualizar o cartão de vacinas. Muita gente não sabe se já tomou a vacina e, se não há comprovação, é recomendável tomar a dose.

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até 29 anos também recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única.

Também é importante lembrar que a vacina está sempre disponível no Centro Municipal de Saúde e nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. É preciso apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

Programação  da vacinação volante

Shopping Sul – Dias 14  e 16 (segunda e quarta- feira) – Das 12h às 6h

Shopping Cachoeiro – Dias 14 e 18 (segunda e  sexta-feira) – Das 12h às 16h

Perim Center – Dias 16 e 17 (quarta e quinta -feira) – Das 12h  às 16h

Praça Jerônimo Monteiro – Dia 30 (quarta) – Das 8h às 11h

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *