Retomado, Campeonato Municipal de Futebol inscreve equipes

Lançamento oficial foi realizado nesta segunda-feira (30), no gabinete do prefeito Victor CoelhoEstão abertas até o próximo dia 6 as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2017, que reunirá equipes amadoras dos bairros de Cachoeiro. A competição será realizada de 11 de novembro a 16 de dezembro, com jogos em seis campos da cidade. A expectativa é que cerca de 600 jogadores participem.

As equipes interessadas devem preencher a ficha de inscrição disponível na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), no bairro São Geraldo. O número mínimo e máximo de jogadores por time, tanto nas categorias de titulares quanto na de aspirantes (1º e 2º quadros), é 18 e 25, respectivamente. Poderão participar somente atletas maiores de 18 anos, que não tenham disputado competições profissionais em 2017.

O lançamento oficial do campeonato foi realizado na tarde desta segunda-feira (30), no gabinete do prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernardino Monteiro. Estiveram presentes representantes de equipes amadoras do município, de secretarias municipais, da Câmara Municipal e membros do corpo técnico que atuará nos jogos.

“Hoje nós estamos avançando em mais uma das diretrizes da atual administração. Não é só um campeonato como outro qualquer. Nós queremos fomentar o futebol amador criando uma integração social entre os bairros”, destacou, na ocasião, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Lembrando dos tempos em que ouvia partidas de futebol de várzea pelo rádio, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância do campeonato para a retomada da prática no município. “O nosso objetivo é resgatar o futebol amador de Cachoeiro, que faz parte das tradições do município. Queremos revelar novos talentos, mas criando um ambiente saudável para as famílias se envolverem nos jogos”, disse.

O presidente da Associação de Moradores e do Centro Esportivo São Geraldo (Cesg), Pedro Menegali, demonstrou entusiasmo com o campeonato. “A iniciativa é excelente, é um apoio que nós estávamos precisando. No Cesg, nós temos projeto esportivo tanto para crianças quanto para adultos, e essa competição vai ajudar a impulsionar ainda mais as nossas atividades”, comentou.

Presenças ilustres

O prefeito Victor Coelho também prestou uma breve homenagem a quatro cachoeirenses que conseguiram carreira em times profissionais do Espírito Santo e do Brasil, como treinadores ou jogadores, e que também deram grande contribuição ao futebol amador do município: José Jorge Fabiano, mais conhecido como “Tinteiro”, Paulo Rogério Soares, o “Pelica”, Murilo Jacinto Bernabé e José de Jesus Jardim, o “Zezão”.

“Fico feliz com a lembrança, foi bom rever velhos amigos. Esse incentivo é muito importante para o futebol de Cachoeiro. Espero que o campeonato seja disputado com muita paciência e tolerância por parte dos jogadores”, comentou Tinteiro.

Regras e funcionamento do campeonato

As partidas do Campeonato Municipal serão disputadas aos sábados e domingos na parte da tarde, com alguns jogos acontecendo também no meio da semana, à noite. Haverá três etapas para as duas categorias: fase de grupos (somente um turno), semifinais, disputa de 3º lugar e final (sempre em jogos únicos). Os três primeiros colocados ganharão troféus e medalhas, sendo o prêmio adicional para o campeão um kit com uniforme esportivo completo. Também haverá premiação para o goleiro menos vazado e o artilheiro.

Uma junta disciplinar estará de olho nas atitudes das equipes dentro e fora e campo. Os times mais bem comportados concorrerão ao Troféu Disciplina. Os menos comportados estarão sujeitos a sanções, que podem chegar até mesmo à proibição de participar da competição por três anos consecutivos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *