Referência internacional em inclusão e acessibilidade desembarca no ES para debater educação infantil

Professores, pesquisadores, alunos, mestres e doutores em educação, entre eles, o espanhol José Antônio Torres Gonzáles, irão trocar experiências sobre novas práticas de ensino e debater os desafios e o futuro da educação brasileira. O encontro será no Congresso Internacional Brincar neste final de semana, em Guarapari.
No Espírito Santo, o espanhol José Antônio Torres Gonzáles, Pós-Doutor em Ciências da Educação, explicou que vai falar sobre o currículo e a diversidade da perspectiva da educação inclusiva. Gonzáles também será convidado para uma pesa redonda com profissionais que ajudaram na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Pacto Nacional pela Alfabetização (PNAIC).
Gonzales é professor da Universidade de Jaén, na Espanha e coordena programas de doutorado em diferentes países da América Latina. Por causa das pesquisas em inclusão social para instituições educacionais e formação de professores, José Antônio também é procurado por arquitetos para planejar a mobilidade urbana em grandes cidades do mundo.
Professores discutem mudanças com Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A Base Nacional Comum Curricular passa ser obrigatória em 2019 em todo o Brasil. A BNCC define, entre outros pontos, como será o processo de aprendizagem na Educação Básica.  Vai promover mudanças da formação dos professores ao material didático usado por alunos em sala de aula.
A BNCC está dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) assinado pelos governos Federal, estaduais e municipais, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As políticas de educação que foram construídas por educadores e com ajuda de toda sociedade já estão sendo implementadas, mas ainda geram dúvidas entre professores e estudantes.
“Toda grande mudança geram dúvidas. Por isso, convidamos educadores que participaram ativamente desse processo para explicar como essas mudanças irão impactar no dia a dia de alunos e professores”, explicou Vicente Falcão, organizador do Congresso Brincar.
Entre os palestrantes que desembarcam para o Congresso no estado estão Maria Carmem Barbosa (RS), Patrícia Corsino (RJ) e Mônica Correia (MG), professoras que fizeram parte da construção da BNCC no MEC e idealizaram o documento que norteou o PNAIC na Educação infantil.
“Os cadernos de alfabetização foram escritos por elas. Será uma grande oportunidade para entender esse processo de mudança e tirar dúvidas com as professoras referência em BNCC e PNAIC”, disse Roselane Araújo, professora capixaba que confirmou presença no Brincar 2018.
Além de debates sobre BNCC, novas tecnologias e práticas em sala de aula, o Congresso também abre espaço para pesquisadores apresentarem trabalhos científicos voltados para educação infantil e anos iniciais. Seis pesquisas serão escolhidas e publicadas em uma revista especializada.
O Brincar é o maior Congresso de educação do Espírito Santo. Em 2018, será o primeiro congresso internacional de educação infantil e anos iniciais do Brasil. Acontece no Sesc de Guarapari, entre os dias 25 e 27 de maio.
BRINCAR 2018: Congresso Internacional de Educação Infantil e anos iniciais.
Quando: 25, 26 e 27 de maio.
Onde: Guarapari, Espírito Santo.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *