RAIZ FORTE REALIZA PROGRAMA ITINERANTE NA GRANDE VITÓRIA

 

Nascido em 2011, o Projeto Raiz Forte retoma um programa que propõe um mergulho no processo criativo de artistas visuais. O “Desmontagem” pretende criar espaços de troca de conhecimento entre artistas e seu público com incentivo a criação de novas conexões, possibilidades e olhares, interligando a ancestralidade, saberes tradicionais e práticas contemporâneas.

 

Serão selecionados quatro artistas para segunda edição do programa. As inscrições serão realizadas via formulário on-line (encurtador.com.br/brTWY) até o dia 2 de agosto de 2018. O resultado será divulgado até o dia 20 de agosto via fanpage do Raiz Forte (www.facebook.com/projetoraizforte) e e-mail dos selecionados. O programa também está com chamada aberta, via formulário (encurtador.com.br/vBHM0), para colaboradores nas áreas de Comunicação, Arte Educação, Produção e Audiovisual.

 

O Desmontagem foi lançado no ano passado. À época, os encontros aconteceram no Centro de Vitória, sob mediação da artista e idealizadora Charlene Bicalho. Por lá passaram os artistas Castiel Vitorino (ES), Nicolas Soares (BA), Kika Carvalho (ES), Januário Garcia (RJ), Thiago Balbino (ES), Coletivo Kuirlombo (Castiel Vitorino – ES), Napê Rocha (ES) e Winny Rocha (ES). Neste ano, a equipe de trabalho conta com, além de Charlene, com o artista Winny Rocha, o designer Welber Chagas e o jornalista Isaac Ribeiro.

 

“Nós identificamos que há um déficit de espaço para que grupos e artistas tenham oportunidade de compartilhar seus fazeres criativos. Por isso, vamos promover o programa Desmontagem nos mais diversos espaços para oportunizar o encontro do artista com o seu público, seja aonde for”, disse Charlene, idealizadora do Projeto Raiz Forte e do Desmontagem.

As propostas serão selecionadas por Diane Lima (SP), curadora independente, pesquisadora e diretora criativa. Mestra em comunicação e semiótica na PUC-SP, o trabalho de Diane está concentrado em experimentar práticas artísticas e curatoriais multidisciplinares, desenvolvendo dispositivos de aprendizado coletivo com foco em processos de criação e produção de conhecimento.

 

Em 2015, ela criou o AfroTranscendence, programa de imersão em processos criativos para promover a cultura afro-brasileira contemporânea. Entre os projetos mais recentes estão a curadoria da exposição Diálogos Ausentes montadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, programa do Itaú Cultural que discutia a presença dxs negrxs nas mais diferentes áreas de expressão.

 

Inspirado nos espaços Segunda Preta (BH), Segunda Black (RJ), Terça Afro (SP) e Aparelha Luzia (SP) que movimentam o cenário artístico em que estão inseridos, o Raiz Forte dá continuidade à construção de espaços e consolidação da cena preta do Espírito Santo”. finaliza Charlene.

Serviço

Inscrições de artistas no programa Desmontagem: até 2 de agosto 2018

Formulário de inscrição: encurtador.com.br/brTWY

 

Inscrições de colaboradores no programa Desmontagem: julho a novembro 2018

Formulário de inscrição: encurtador.com.br/vBHM0

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *