Projeto quer estimular doação de sangue

Os estoques de sangue de Cachoeiro baixaram de forma preocupante nos últimos meses. E o pior é que esta não é uma ocorrência isolada: o risco de falta de sangue está sempre presente nos hemonúcleos do sul capixaba, principalmente em datas próximas a feriados e férias escolares.

Visando mudar esta situação, o vereador Sílvio Coelho Neto  apresentou projeto de lei criando o “Junho Vermelho”, para orientar as pessoas sobre a importância da doação e incentivar os cachoeirenses a colaborarem com os bancos de sangue. “A ideia é que no mês de junho o poder público e a sociedade organizada realizem eventos que valorizem a doação, para repor os estoques e mostrar que este espírito solidário deve ser mantido durante todo o ano”, diz o vereador. O projeto será votado pela Câmara nesta terça-feira (12) e a expectativa é que seja aprovado por unanimidade.

O movimento “Junho Vermelho” já ocorre em algumas cidades, como São Paulo. A escolha do mês deve-se ao fato de 14 de junho ser considerado o Dia Mundial do Doador. No inverno, a doação de sangue reduz em média 30% em virtude do frio, enquanto a demanda continua a mesma. “É preciso lembrar sempre às pessoas que a solidariedade é fundamental, pois não é possível produzir sangue artificial e nem substituí-lo por qualquer outro produto. Doar sangue é salvar vidas”, diz Silvinho.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *