Programa “Leite é vida” começa no mês de maio em Itapemirim

O município de Itapemirim, por meio das Secretárias de Saúde, Agricultura e Educação distribuirá leite diariamente às crianças que frequentam as escolas municipais. Mais de três mil crianças do município serão beneficiadas com este programa.

O programa “Leite é Vida” é pioneiro no país, e foi criado para distribuição diária de 01 (um) litro de leite – tipo pasteurizado – integral, enriquecido com Ferro Quelado e Vitaminas “A” e “D”, para cada criança regularmente matriculada na rede municipal de ensino na faixa etária de 06 meses a 07 anos de idade. O leite “Cru” é adquirido dos pequenos produtores leiteiros do município de Itapemirim, que serão previamente cadastrados conforme critérios estabelecidos pela Administração Pública Municipal.

Os pais das crianças matriculadas deverão levar os alunos nas Unidades de Saúde para fazer acompanhamento nutricional a partir da próxima segunda-feira (23), onde receberão uma Carteira de Acompanhamento Nutricional (CAN). A distribuição do leite se dará a partir do dia 10 maio, data escolhida para o lançamento do programa. O projeto se apresenta como forma de combater a desnutrição alimentar da população infantil que frequenta a Rede Municipal de Ensino nas Creches, Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental na faixa etária estabelecida. Todas as escolas da rede pública de Itapemirim serão contempladas.

O objetivo deste programa também é combater a evasão escolar, além de beneficiar pequenos produtores rurais de Itapemirim. A formula do leite a ser distribuído tem um concentrado importado, fruto de diversos estudos feitos no Canada e Dinamarca, ou seja, em países de primeiro mundo, o que suplementará significativamente a nutrição das crianças cadastradas. A criança beneficiária deverá ser encaminhada trimensalmente para avaliação nutricional sempre para a mesma Unidade Básica de Saúde.

A devolução da embalagem do leite deverá ser feita no mesmo local de sua distribuição. Pois o programa é de cunho sustentável, e suas embalagens são 100% recicláveis, o programa “Leite é Vida” será regulamentado, controlado, fiscalizado e executado pela Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência, em seu Departamento específico, com apoio das Secretarias Municipais de Educação – SEME, Saúde – SEMUS, Agricultura e Desenvolvimento Rural – SEMADER, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Assistência Social e Cidadania – SEMASCI.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *