Prefeitura entrega novos equipamentos para Agentes da Guarda Municipal em Itapemirim

Na tarde desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Defesa Social, fez a entrega de mais um lote de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes da Guarda Civil Municipal.

O prefeito de Itapemirim, Dr. Thiago Peçanha Lopes, passou para a mão do Diretor Geral da Guarda Municipal, Sr. Lázaro Contreiro Azevedo, espargidores de pimenta. No primeiro momento, eles receberam 70 unidades do equipamento. No ano passado, os Guardas receberam outras as armas não letais, ou seja 29 sparks, que é um dispositivo elétrico incapacitante, além de duas unidades do kit tático operacional IV, que consiste em um lançador de projéteis com carga de lacrimogênio e projéteis de borracha para contenção de tumultos generalizados.

“Será um grande avanço podermos contar com estes equipamentos, pois eles imobilizam sem colocar em risco nenhuma vida, nossos agentes são guerreiros e fazem um trabalho imprescindível. Com os equipamentos, eles poderão atuar com mais segurança frente a possíveis ameaças e oferecer mais segurança à nossa população”, disse Dr. Thiago.

O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas. A Guarda Civil Municipal de Itapemirim já recebeu treinamento e todos estão capacitados para usar os equipamentos. As armas não letais foram inseridas no município de acordo com a Lei n° 13.060/2014, que disciplina o uso de tais instrumentos de menor potencial ofensivo, recomendando a priorização à utilização desses instrumentos nas atividades de segurança pública.

Segundo o Coronel Marcos Duarte Gazzani, a entrega dos equipamentos vem para dar mais segurança à guarda e aos moradores. “O objetivo é dispor os agentes de ferramentas capazes de possibilitar em dar mais segurança à corporação, a nossa população e aos turistas que frequentam o nosso município”, disse Gazzani.

A utilização dos equipamentos tem como objetivo a proteção aos direitos humanos fundamentais, amenizando o sentimento de insegurança da sociedade, reforçando o serviço de prevenção e repressão juntamente aos demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *