Prefeitura entrega carteira nacional do artesão a 30 profissionais

Documento garante uma série de benefícios aos artesãos

Em solenidade promovida no Museu de Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) entregou a cerca de 30 profissionais de artesanato do município a Carteira Nacional do Artesão.

Emitida gratuitamente pelo governo federal, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, a carteira permite a esses profissionais uma série de benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

“Muito importante nesse momento, principalmente por conta do reaquecimento da economia, a carteira trará aos artesãos contemplados uma série de vantagens consistentes para a garantia de suas atividades”, considerou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Também presente no evento, a subsecretária de Trabalho e Renda, Andressa Colombiano, corroborou a avaliação de Macedo. “Trata-se de um documento que dignifica e valoriza, ainda mais, a profissão do artesanato”, acrescentou ela.

A carteira é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas para a categoria. Com ela, artesãos poderão participar de feiras dentro e fora do estado, tendo a profissão reconhecida como fonte de renda.

Para ter direito ao documento, o profissional precisa ter mais de 16 anos, além de passar por prova prática para comprovação da habilidade como artesão.

Investimentos 

Por meio da Semdec, a prefeitura de Cachoeiro tem intensificado os investimentos no setor do artesanato, como a realização da Semana do Artesão, a oferta de capacitações, cadastramento de profissionais da área e a viabilização de participação em eventos da municipalidade, a exemplo da Bienal Rubem Braga e da Feira de Economia Solidária.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *