Prefeitura de Anchieta firma parceria com a Aderes e a Junta Comercial do ES

 

A prefeitura de Anchieta, através da Secretaria de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos, visando o desenvolvimento do empreendedorismo no município, buscou uma parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Na reunião que aconteceu na manhã de ontem (13), foi decidido que Anchieta irá receber ações imediatas para combater a queda de receitas, que foi afetada após a paralisação das atividades da Samarco.

O encontro teve a participação do titular da pasta, Marcos Kneip, o Diretor-Presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho e o Gerente de Micro e Pequenas Empresas da Aderes, Helton Scarpe.

“Buscamos o Governo do Estado, por meio da Aderes, para que nos auxilie a desenvolver o empreendedorismo em Anchieta. Essa é uma forma de dinamizar e movimentar a economia local. A queda de receita com a paralisação da Samarco chegou a 50%, e é uma preocupação do nosso prefeito, Fabrício Petri, fazer do empreendedorismo algo cada vez mais disseminado em nosso município”, explica Marcos Kneip.

Na reunião foram decididas a realização de um seminário sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a fim de apresentar benefícios que a legislação garante aos empreendedores; implantar um programa de qualificação e formação de empreendedores locais, respeitando as vocações da região; e aperfeiçoar o modelo da Casa do Empreendedor, de atendimento a este público.

“Anchieta é um dos municípios que está com a legislação atualizada para fomento a um ambiente propício de negócios aos empreendedores. A Lei nº 1.315/18 instituiu a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, o que já é um avanço. Pretendemos incrementar ainda mais esse ambiente”, revela o diretor presidente da Aderes.

Parceria com a Junta Comercial do Espírito Santo

Através de uma parceria da Secretaria de Integração com a Junta Comercial do Espírito Santo ficou definido que a Sala do Empreendedor de Anchieta, que está devidamente equipada e com servidores capacitados, poderá digitalizar e enviar, posteriormente, documentos de abertura de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada (LTDA).

Isso significa que agora será mais fácil a abertura dessas empresas no município, como já acontece com o Microempreendedor Individual (MEI) que é emitido o alvará instantaneamente.

O Secretário Marcos Kneip, explica que após a etapa inicial de viabilidade de nome e de localização o registro será feito automaticamente, já sendo emitido o Alvará Provisório e CNPJ. A análise formal dos atos constitutivos será realizada a posteriormente.

Anchieta vem passando por um processo de desburocratização com o Projeto “Anchieta Mais Fácil” do Programa Anchieta Criativa e Empreendedora.

“A ordem é simplificar para os empreendedores. Estamos reduzindo de 60/90 dias para minutos a abertura de empresas em Anchieta. É inimaginável. E agora vamos agilizar a abertura das Limitadas também. Estamos, com isso, dinamizando a nossa economia” destaca o Prefeito Fabrício Petri.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *