Prefeito de Marataízes recebe jovens do Programa de Aprendizagem

Na tarde da última sexta-feira (25) o prefeito de Marataízes, Tininho Batista, recebeu em seu gabinete 20 jovens do município, que acabam de ingressar no Programa de Aprendizagem (Jovem Aprendiz), juntamente com seus responsáveis. Durante o encontro estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Andreia Duarte, a superintendente do trabalho, Solane Porto e o diretor da Usina Paineiras, Sr. Cornélio Agum dos Santos, responsável pela área de Recursos Humanos da Usina Paineiras.

Durante o encontro o prefeito ressaltou a importância da capacitação profissional e incentivou os jovens para que não deixem de buscar sempre o conhecimento, seja qual for a etapa da vida, agradeceu a parceria forte da Usina Paineiras, seja na inclusão dos jovens no mercado de trabalho ou nas ações ambientais realizadas no município e elogiou o bom desempenho da Secretaria de Assistência Social sob a gestão da Andreia Duarte.

O Programa é ofertado para Jovens que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, ou frequentando instituição de ensino técnico profissional que esteja conveniada com a empresa. A Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005 assegura aos jovens o direito a 5% e um máximo de 15% das vagas oferecidas nas empresas de médio e grande porte no quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional.

O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. O aprendiz contratado tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. Suas férias devem coincidir com o período de férias escolares, sendo vedado o parcelamento.

Os interessados poderão procurar a Secretaria de Assistência Social Habitação e Trabalho o 2º andar da Prefeitura de Marataízes para fazer cadastro de reserva. Deve ter entre 16 a 17 anos, cursando ou que já tenha completado o ensino médio e cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho), duas fotos 3×4, comprovante de residência e de escolaridade.

Os jovens já iniciaram o curso técnico na área de Mecânica de Usinagem, com duração de 18 meses. O programa é uma parceria entre a Usina Paineiras, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e a Prefeitura de Marataízes.

Além do Programa de Aprendizagem a secretaria possui um cadastro no Balcão de Talentos, visando auxiliar a busca por emprego. “Estamos recebendo currículos para o Programa de Aprendizagem e também para o Balcão de Talentos, visando auxiliar o cidadão de Marataízes, sejam jovens ou adultos, no mercado de trabalho. Realizamos um trabalho de mapeamento de todo o comércio local e mantemos parcerias continuas com os comerciantes. Sempre que há abertura de vagas de empregos o nosso balcão é acionado.” Explica a superintendente do trabalho, Solane Porto.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *