Praça Brincante: Resgatando as antigas brincadeiras infantis

Nesta quinta-feira(20), pela manhã, as crianças de Itapemirim puderam participar de um movimento lúdico ímpar proporcionado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social. A integração das secretarias realizou a ação Praça Brincante: realizando as antigas brincadeiras infantis. Trata-se de uma estratégia pedagógica para levar as crianças e adolescentes à brincadeiras ao ar livre com grande demanda de energia, retirando-os de dentro de casa, da frente das telas das TVs e smarthphones.

A abertura do evento foi realizada pela Banda Marcial da Escola Anacleto Jacinto Ribeiro, a COMULLC (Corporação Musical Luciano Leal da Cunha) sob a regência do maestro Glauber de Menezes e direção de Ruth Machado. A Corporação saiu de frente da secretaria de Saúde, escoltada pela Guarda Municipal, que redirecionava o fluxo dos veículos, enquanto a banda marcial percorria as ruas da Vila até chegar em frente a prefeitura, onde executou duas músicas e então seguiu para a Praça Domingos José Martins.

Após a marcha da corporação, o Secretário de Saúde Júlio César Carneiro fez uma breve abertura do evento, frisando que as ações das crianças são em sua maioria reflexo das ações dos pais, que estes também devem aderir às brincadeiras com os filhos em casa, não ficando apenas no computador e celular. Também participou do evento a diretora do CRIA (Centro de Referencia da Infância e Adolescência Malvina Oliveira Lino Ramos que agradeceu o trabalho da equipe e fez uma breve explanação da programação que se iniciou com rápidas e dinâmicas palestras com oftalmologista Dr. Saulo Pereira e com a fisioterapeuta Drª Ana Maria. Também foram realizados exames de meatoscopia com a fonoaudióloga Drªa Caroline Marinho dos Santos.

As brincadeiras realmente tiraram a criança de um mundo focado frente a uma visão paralela aos seus olhos para ampliar um horizonte de alegria nítido no brilho de seus olhos. Em cada nova etapa da gincana eles relembraram o gostinho de ser criança e não um mini adulto.Ao final do evento houve distribuição de picolé, pipoca e algodão doce para a garotada repor as energias antes de ir para casa. Segundo Malvina Lino, já esta sendo planejado uma próxima ação semelhante para outubro, em alusão ao dia das crianças.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *