PIÚMA DE LUTO – Morre o criador da Pipokeira, o mestre, Tavinho

O professor Otávio Freire, 52 anos, mais conhecido como Tavinho faleceu na manhã desta terça-feira, 09, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piúma depois de sofrer seis meses com um câncer no pâncreas. Tavinho descobriu a doença em abril deste ano já em estado avançado. Fez tratamentos, mas não resistiu, domingo, 07, ele foi levado ao hospital para tomar medicamentos que contivesse a dor, mas os médicos não deram expectativas de vida.

Nesta madrugada, o estado de saúde de Tavinho piorou e pela manhã ele faleceu, para tristeza da cidade, uma vez que Tavinho sempre foi um professor atuante e seus alunos eram apaixonados por ele. Vale ressaltar que o Programa Mais Educação do Governo Federal na Escola Municipal José de Vargas Scherrer foi um sucesso graças a coordenação dele, que junto com a diretora, à época Maira Marcarini criaram a horta da escola, que é um sucesso total.

Tavinho era professor de Geografia, efetivo em duas cadeiras no município, foi o fundador da Pipokeiira há 22 anos – Grupo de dança e teatro de Piúma que tirou da rua vários jovens e adolescentes. Atualmente com 36 integrantes. “É uma perda irreparável, nem conseguimos dizer o quanto vamos sofrer a partida dele, todos nós sentimos muito. São 20 anos que eu trabalho e nunca imaginava perde-lo, é difícil imaginar a quadrilha sem ele, era a cara dele. A doença pegou todos de surpresa, foi tão rápido que nem deu tempo de pensar em nada”, salientou Vanessa Oliveira, rainha da quadrilha, braço direito de Tavinho, membro da comissão da quadrilha.

Um projeto belíssimo vencedor de muitos prêmios.  “A educação e o município de Piúma perdeu um grande homem, um mestre, uma pessoa especial para todos. Na escola o relacionamento dele com os alunos sempre foi maravilhoso, o Programa Mais Educação foi um sucesso com ele coordenador. A educação e a cultura de Piúma estão de luto. Meus sentimentos a todos da família”, disse a professora e amiga Maira Marcarini.

O prefeito da cidade, Ricardo Costa declarou luto oficial no município em respeito ao professor. Lembrado que o prefeito é também cunhado de Tavinho. “Primeiro, a família agradece a manifestação de carinho e pesar de todos que se solidarizam neste momento. No ponto de vista do município foi uma perda irreparável, Tavinho é um ícone na cultura de Piúma, ele se dedicava a escola, aos alunos a cultura e a arte. Hoje estamos mais tristes”, ressaltou o prefeito Ricardo.

O corpo de Tavinho está sendo velado na Igreja Maranata do bairro Tamarindo e será sepultado às 17h00, no Cemitério Municipal centro.

Tavinho foi secretário de Cultura de Piúma, no período de 2010 a 2012.

 

DOR DOBRADA – A sogra faleceu segunda

Nesta segunda, 08, faleceu também no Hospital de Piúma a aposentada Solange Carvalho, 83 anos, ex-sogra de Tavinho. Dona Solange é mãe da professora de Inglês, Adriana Carvalho, que foi casada durante anos com o professor Tavinho. O sepultamento da aposentada foi nesta manhã, também no cemitério do centro de Piúma.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • NELSON MORGHETTI disse:

    Realmente uma perda inestimável. Tavinho era apaixonado pela profissão que abraçou e essa paixão fez dele um destaque não só entre os alunos, mas também com os pais, colegas e sociedade em geral. Ajudou a construir a boa história deste Município e merece de toda a sociedade respeito, admiração e reconhecimento por tudo o que fez pelas gerações que passaram por ele, enquanto educador. É, sem dúvida, uma perda irreparável!

  • Maria disse:

    “Tavinho ” capixaba era um criador e promoter de educação cultural, teu nome também era referência no sul do Estado Espírito Santo, lembro de comentários quando em visita e as Artes que nele está e que o seu legado é a Memória Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *