Páscoa significa muito mais que chocolate e bacalhau

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na “Sexta Feira Santa”, onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no “Domingo de Páscoa”, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.

Para o pastor da I Igreja Batista de Presidente Kennedy, Cenildo Rangel, a Páscoa lembra a providência de Deus para com o povo de Israel, que sofria no Egito, naquela ocasião. “A Páscoa fala-nos na verdade, de libertação, do socorro de Deus presente naquele momento especial, um marco na vida do povo da libertação e saída do Egito. Foi quando Deus prometeu e disse ao povo que eles então pegariam um cordeiro que significa Jesus, aqui no futuro, imolasse e passasse o sangue nos umbrais das casas para que naquela noite, quando o anjo da morte passasse para ferir os primogênitos do Egito, o povo de Israel fosse salvo da morte. A Páscoa tem um sentido muito maior do que simplesmente ovos de páscoa, e se pensarmos em questão de Páscoa, não tem nada a ver com doçura, ela tem a ver com sofrimento, morte, mas a alegria em saber que Deus proporcionou a nossa rendição e considerando a Páscoa, o cordeiro pascoal, Jesus Cristo que se deu por nós para que todos aqueles que nele creem não pereçam, mas tenha a vida eterna”, finalizou o pastor citando a passagem do Livro de citou João 03/16.

E nesta edição especial de Semana Santa, o jornal preparou um caderno sobre o tema para informar o que estará ocorrendo no  sul do ES.

 

Foto: Pastor Cenildo/ Luciana Maximo

Legenda: O pastor Cenildo afirma que a Páscoa significa libertação, e tem a ver com sofrimento

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *