Para conquistar é preciso se reinventar

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, vencedor dos Prêmios Prefeito Empreendedor Estadual e Prefeito Empreendedor Nacional, ambos realizados pelo Sebrae, se destaca pelo resultados de ações arrojadas implantadas no município de Anchieta.

Tais feitos, inéditos  fazem refletir sobre  como  superar a crise e surpreender com ideias inovadoras.

Tem sido assim com Petri, em 2017 herdou uma administração com brusca queda no orçamento e apontando para uma grave crise de falta de empregos na cidade, em virtude da paralisação da Samarco, em 2015. O seu primeiro passo foi reunir uma equipe técnica para apontar o que poderia se fazer mediante ao possível colapso econômico e social.

Após várias pesquisas e muito trabalho foi criado um programa, cujo nome buscava expandir horizontes na administração pública e fomentar nos anchietenses a possibilidade de serem donos do próprio negócio. Assim nasceu o Anchieta Criativa e Empreendedora, um programa com 10 projetos voltados exclusivamente para a promoção do desenvolvimento do município. Entre os projetos integrantes estão aqueles que visam à atração de novas empresas, a promoção da inclusão social, o aumento da arrecadação, a desburocratização dos processos administrativos, a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas da rede municipal, calendário de eventos, entre muitos outros.

Com pouco menos de um ano os resultados começaram a aparecer. Novos postos de trabalham foram surgindo, novos empreendedores, a arrecadação ganhou mais fôlego, surpreendendo até mesmo os anchietenses mais otimistas. A administração não se deixou levar pela falta de recursos, se reinventou, desburocratizou serviços e estimulou que com trabalho e criatividade, tanto os moradores, quanto a máquina pública, podem enfrentar desafios e mitigar os impactos.

E com tudo isso, novas janelas foram se abrindo para a gestão do novato político, conquistando recursos e podendo executar obras sem comprometer o pagamento dos servidores e fornecedores. Claro, que para chegar até aqui, foi preciso diminuir cargos, cortar vantagens e reduzir o que antes se tinha em abundância.

Passando por grandes provações que sua gestão pode reinventar a forma de administrar os recursos públicos, garantir os serviços essenciais, realizar obras e conquistar prêmios nunca conquistados por administradores da centenária Anchieta.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *