Operação Ceuci deflagrada em Itapemirim nesta terça-feira

Após receber diversas denuncias sobre crimes ambientais praticados na APA (Área de Preservação Ambiental) de Guanandy, na região da Lagoa do Gomes em Itapemirim, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação Ceuci.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Obras e Posturas, IEMA e Polícia Ambiental que atuaram em suas atribuições regimentais. Apesar do município de Itapemirim ser o detentor natural da posse daquela área, atualmente o IEMA é o responsável pela gestão da APA.

A operação atende a uma série de orientações do Ministério Público e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e segundo o Secretário Jean Paz Roza tem um cunho muito mais educativo que punitivo. “Nossa intenção, na realidade, não é prejudicar ninguém, mas demonstrar a presença firme do Estado, enquanto órgão fiscalizador integrado, mas também como orientador” afirma Jean.

Foram registradas duas notificações pela SEMMA, por loteamento irregular por supressão e construção em área de preservação e duas notificações da SEMOU por construções residenciais irregulares. Segundo a mitologia indígena brasileira Ceuci é a deusa protetora das lavouras e moradias das matas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *