Conselho Municipal de Política Cultural realiza segunda reunião itinerante

Encontro foi realizado no distrito de São Vicente e teve representantes de 11 comunidades

O Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro (CMPCCI) realizou sua segunda reunião itinerante na noite de quarta-feira (12). O encontro foi realizado na localidade de Monte Verde, no distrito de São Vicente, e contou com a presença de representantes de 11 comunidades da região.

Durante o encontro, foram abordados temas como a diversidade cultural das comunidades e o trabalho desenvolvido pelo CMPCCI. Os membros do conselho também acolheram demandas dos representantes comunitários e lhes fizeram sugestões de atividades com foco em cultura e turismo, além de oferecer suporte técnico para o resgate histórico de tradições culturais.

As reuniões itinerantes são uma iniciativa do CMPCCI para levar orientações sobre políticas públicas na área de cultura a comunidades do interior e a bairros mais afastados da região central de Cachoeiro. O primeiro encontro foi realizado em agosto, também em São Vicente.

“A ideia de fazer reuniões itinerantes era discutida nas reuniões ordinárias do conselho, mas foram os próprios representantes de São Vicente que nos procuraram. Isso mostra que há uma demanda por parte de moradores de locais mais afastados a respeito do acesso a políticas culturais, e é uma das nossas missões alcançar essas pessoas”, destaca Valquíria Rigon Volpato, consultora interna da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), membro do CMPCCI e do Conselho Estadual de Cultura.

“As reuniões ajudam muito, pois o conselho, que tem representantes de vários segmentos, se aproxima das comunidades oferecendo informações, apontando caminhos. Os dois encontros contribuíram para descortinar um horizonte imenso para nós, nos estimulando a buscar ainda mais o que as comunidades têm que pode ser resgatado e valorizado”, destaca o padre Rogério Santos Bebber, uma das lideranças comunitárias de São Vicente.

O conselho

Criado em 2008, o Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, atuando na elaboração, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura, conforme orientações do Sistema Nacional de Cultura (SNC). São realizadas reuniões ordinárias toda primeira segunda-feira de cada mês, a partir das 16h30, na Sala Levino Fanzeres – térreo do Palácio Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, no Centro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *