Novidades vão marcar ano letivo na rede municipal de Cachoeiro

Encontro Pedagógico, nesta sexta (1), preparou profissionais para início das aulas, na terça (5)

Escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim voltam às aulas na próxima terça-feira (5), com diversas melhorias e novidades para os 22.247 alunos matriculados e, também, professores, viabilizadas a partir de uma série de investimentos da prefeitura.

O processo de aprendizagem, a partir deste ano letivo, passa a contar com mais recursos tecnológicos. Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) adquiriu 120 mesas digitais interativas para atender alunos com idade entre 3 e 10 anos.

Os equipamentos serão destinados a todas as escolas municipais e salas de recursos multifuncionais, onde estudantes com deficiência recebem atendimento educacional complementar. As mesas, que devem chegar às unidades até o fim deste mês, possuem tela sensível ao toque (touch screen), sistema operacional próprio e um conjunto de aplicativos educativos.

Essas ferramentas aliam os conteúdos curriculares à linguagem de game, envolvendo os alunos em ambientes de aprendizagem que desenvolvem a lógica, a curiosidade, a reflexão, a argumentação, a capacidade de decisão e solução de problemas.

Para trabalharem com esses recursos, os professores vão passar por capacitação, que será ofertada pela empresa fabricante das mesas, e vão receber, ainda, um manual impresso com fundamentação teórica, orientações metodológicas, descrição dos aplicativos com sugestões de uso e orientações pedagógicas inclusivas.

Outra novidade no campo da tecnologia são os laboratórios de robótica, compostos de kits tecnológicos temáticos e de apoio, que vão atender, inicialmente, 10 escolas municipais de ensino fundamental.

São elas: Anacleto Ramos, Anísio Ramos, Galdino Theodoro da Silva, Julieta Deps Tallon, Luiz Marques Pinto, Monteiro Lobato, Florisbelo Neves, Pedro Estellita Herkenhoff, Gércia Ferreira Guimarães e Athayr Cagnin.

Os equipamentos deverão ser entregues nessas unidades até o mês de março. Simultaneamente, durante esse período, os professores terão capacitação detalhada para entendimento e aplicação do material.

Infraestrutura, acessibilidade e segurança

Para acolher seus estudantes com ainda mais conforto, neste ano letivo, a Secretaria de Educação de Cachoeiro vem investindo em melhorias na estrutura, segurança e acessibilidade de suas unidades. As obras foram iniciadas em várias unidades, em dezembro e janeiro.

Athayr Cagnin (bairro Nossa Senhora de Fátima), Zilma Coelho Pinto (Ferroviários), Carim Tanure (Bela Vista), Anísio Ramos (Vila Rica), Prof.ª Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga), Maria Stael de Medeiros Teixeira (Village da Luz), Prof.ª Maria do Carmo Magalhães (Nossa Senhora de Aparecida) e Prof. Valdy Freitas (Paraíso) estão entre as escolas contempladas.

Outras unidades de ensino beneficiadas são Gércia Ferreira Guimarães (Fé e Raça), Sebastião da Rosa Machado (Soturno), Áurea Bispo Depes (Vila Rica), Maria das Victórias Oliveiras Andrade (Jardim Itapemirim), Prof.ª Thereza Valiati Sartório (Monte Cristo), Reverendo Jader Gomes Coelho (IBC) e, por fim, Ciae Newton Braga e Anacleto Ramos (ambas no Ferroviários).

Elas vão ganhar sistemas mais modernos de proteção contra descargas atmosféricas e incêndio, adequações nos prédios para ampliar a acessibilidade e pintura geral. O valor a ser investido nas reformas já autorizadas supera os R$ 4 milhões. São recursos próprios da prefeitura de Cachoeiro, previstos no programa municipal de investimentos para 2018 e 2019.

A maioria das obras não interferirá no andamento das aulas nessas escolas, com a exceção da unidade Áurea Bispo Depes, que iniciará suas atividades em 13 de fevereiro.

Municipalização de escolas estaduais ampliam vagas

Além dessas novidades, há ainda a municipalização de duas escolas estaduais em Cachoeiro: Coramara (bairro homônimo) e o ensino fundamental I – do 1º ao 5º ano – da Petronilha Vidigal (distrito de Itaoca). Com isso, amplia-se o número de vagas na rede municipal de educação.

Capacitação para profissionais antes da volta às aulas

Outra prioridade da Seme foi capacitar previamente seus profissionais para a volta às aulas, por meio do II Encontro Pedagógico: Potencializando Saberes, promovido nesta sexta (1).

Organizada pela Gerência de Arte, Cultura e Diversidade (GACD) da pasta, a capacitação é voltada para professores, auxiliares de sala e cuidadores.

O evento ocorreu nos auditórios da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI), da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Facacci), da escola municipal Zilma Coelho Pinto e da escola estadual Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidaban).

Foram, no total, quatro palestras: “Pedagogia do encontro na construção da docência”, com Gabriel Perissé; “Alfabetização, letramento e BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, com Sandra Bozza; “A escola dos meus sonhos”, com Moacir Gadotti; e, ainda, “Ensinar e aprender na pós-modernidade”, com Hamilton Werneck.

Tempo integral

As aulas no sistema em tempo integral começam normalmente, no dia 5, nas escolas municipais Aurora Estellita Herkenhoff (bairro Aquidaban) e Maria das Victórias Oliveira de Andrade (Jardim Itapemirim), ambas de educação infantil.

Já as unidades Athayr Cagnin (Nossa Senhora de Fátima) e Julieta Deps Tallon (Zumbi), de ensino fundamental, voltam às aulas em 20 de fevereiro, pois seus professores estarão em capacitação, para se aperfeiçoarem às novas metodologias que serão implantadas em ambas as escolas.

Educação física e artes para os pequenos

A partir deste ano, alunos do pré 1 e pré 2 da educação infantil também terão aulas de educação física e de artes. A medida atende à determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entrega de uniformes

No início deste ano letivo, na terça-feira da próxima semana, a Secretaria de Educação de Cachoeiro começa, gradativamente, a entregar aos estudantes novos uniformes.

“Nossas equipes escolares continuam, nesta segunda-feira, em capacitação e planejamento para o início deste ano letivo. Para receber os estudantes, na terça, as escolas estão preparando, com muito cuidado e carinho, um espaço alegre e motivador, para que eles se sintam acolhidos. Até porque a primeira semana de aula, para alguns alunos, é de adaptação”, comenta Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *