Nova Profissão: Entenda o que faz um book advisor

Publicado em às 12:47.
Por Assessoria de Imprensa

Profissional oferece assessoria especializada para quem quer lançar um livro

 

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. De acordo com a crença popular, o ser humano precisa realizar essas três ações durante a vida como forma de perpetuar um legado. A primeira delas é, digamos, a mais fácil. Plantar uma árvore se tornou um hábito entre crianças e adolescentes, principalmente durante o período escolar. Normalmente, chega-se a vida adulta com esse compromisso cumprido. A segunda é ter um filho. Sem dúvida, esse é um dos grandes presentes que alguém pode receber. No entanto, a missão requer uma dose de planejamento, doação e comprometimento por toda uma vida, uma vez que educar os filhos com sabedoria é um complexo e diário desafio.

Mas e o trabalho de escrever um livro? Conseguir concatenar ideias, contar uma história, relatar experiências ou transmitir um know-how em determinada área podem ser atividades de difícil realização para quem inicia o projeto sozinho e não conhece as etapas fundamentais para construção de um bom livro. Normalmente, muito tempo, energia e esforços são investidos durante o período em que alguém trabalha sozinho em seu livro. Porém, em algum momento do processo, a grande maioria dos novos autores atrapalha e, sem entender as causas do problema e sem encontrar soluções para ele, desiste do projeto. Esta é uma das principais razões para tantas pessoas deixarem de dividir com o mundo suas mensagens e conhecimentos.

Assim, uma nova profissão começa a despontar no mercado para ajudar a transformar em realidade o sonho de quem deseja escrever e publicar um livro. “Da mesma forma como construir uma casa requer a orientação técnica de um engenheiro ou arquiteto, quando se quer trabalhar um livro é aconselhável que o futuro autor busque a orientação de um profissional especializado para que a obra seja bem estruturada e escrita, consiga ser publicada e alcance os leitores para os quais ela se destina. Esse profissional é o Book Advisor” – explica Eduardo Villela que atua, desde 2004, com escrita e publicação de livros.

Villela ressalta que o trabalho de escrever e publicar um livro passa por diversas etapas e precisa ser bem desenhado e executado. “O Book Advisor é um profissional que acompanha o autor do início ao fim do projeto editorial, orientando-o em cada etapa necessária. São várias as fases: avaliar expectativas do autor em relação ao livro, escolha do tema e abordagem, análise de mercado e os diferenciais em relação a outras obras já publicadas, estudo do público-alvo de leitores e principais motivadores que despertarão o interesse deles pelo livro, elaboração de um roteiro de capítulos, organização e implementação de uma rotina eficaz de escrita, entre outras. Ou seja, até a aclamada noite de autógrafos há um longo caminho a ser percorrido”, explica o book advisor.

Com a experiência de já ter lançado mais de 500 livros de temas variados, tanto de autores brasileiros quanto estrangeiros, pelas principais editoras do País, Villela desenvolveu uma metodologia de orientação prática, eficaz e de fácil aprendizado que ajuda pessoas (de diferentes idades, interesses e áreas de atuação) a escrever e publicar livros sem dificuldades. “Produzir um livro, que possua potencial para ser lido e bem aceito por determinado público-alvo é um objetivo possível e viável, desde que pensado e executado de forma profissional com estratégia, organização, planejamento e disciplina”, explica.

Sobre Eduado Villela

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou mais de 500 livros de variados temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta.

Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial da Editora Évora.

Enviar comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios marcados com *.

*
*
*