#Nãosejalaranja campanha do PSB Mulher

A Campanha #Nãosejalaranja lançada neste sábado visa chamar atenção das mulheres para o lugar que ela deve ocupar na política e deixar se serem usadas pelos partidos

Em grande estilo, foi lançada na manhã deste sábado, 26, na sede do Partido Socialista Brasileiro – PSB, no Espírito Santo, em Vitória, a polêmica campanha #Nãosejalaranja com a presença das pré-candidatas da sigla a deputada estadual e federal, além do presidente do PSB no Estado, Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha e vice-presidente, pré-candidato ao Governo do Estado, Renato Casagrande, o coordenador da Fundação João Mangabeira, Odmar Péricles, a presidente da Secretaria das Mulheres, Jaqueline Moraes, Neide Lima, uma das fundadoras da Secretaria de Mulheres no Espírito Santo, a 1ª secretária, Alceni Rocha. O Evento foi regado a um delicioso café da manhã.

O foco principal da Campanha #Nãosejalaranja é incentivar à paridade de gênero nos espaços de poder, mas é preciso mais mulheres envolvidas e com visibilidade.

Durante a apresentação da Campanha, Renato Casagrande parabenizou Jaqueline pelo excelente trabalho que vem executando a frente da Secretaria de Mulheres e destacou a importância da abordagem. “Nosso interesse é de fato que as mulheres conquistem o seu lugar, a lei determinou cotas, dinheiro, políticas, tempo de televisão, mas isso não é suficiente, não garante que as mulheres terão representação, a mulher precisa de fato ocupar o lugar que foi conquistado. Repito: ter dinheiro, ter tempo de televisão, ter o número de candidatas não significa vitória na eleição, tem que buscar, correr atrás para ter representante mulheres, precisa de ter o voto e a disputa é com os homens e, os homens já estão em benefício comparando com as mulheres desde que o mundo é mundo, eles têm uma caminhada na frente. O primeiro passo da mulher é não aceitar compor a chapa só para dizer que compõe se não vai faltar homem, é um passo importante, revolucionário que mostra que vocês querem ser candidatas para que possam ter o voto e tentar ganhar a eleição para representar o PSB na sociedade capixaba na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional”, ressaltou Renato Casagrande.

Para Neide Lima, militante há mais de 31 anos no PSB e 20 anos à frente do movimento de mulheres no partido e na Secretaria Nacional de Mulheres, a Campanha é fruto de um trabalho de duas décadas. “A ideia da Jaqueline veio casar com tudo aquilo que a gente pregou para que as mulheres não sejam laranjas, que elas se conscientizem de seu poder para correr atrás dos seus votos e se empoderar e não simplesmente aceitar imposições de partidos, que se preocupam em cumprir cotas para não pagar taxa no Tribunal Regional Eleitoral – TER por falta de mulheres na campanha eleitoral”.

A maioria dos partidos segundo Neide, na hora de montar chapas para conseguir os 30% acaba pegando mulher quase que a laço. “Oferecem alguma coisa para que elas sejam candidatas. É uma campanha polêmica, poderosa, eu sei que todos os partidos não vão gostar, porque a maioria dos partidos têm candidatas laranjas’, ressaltou a dama do PSB, Neide Lima.

De acordo com Jaqueline Moraes, a Campanha lançada #Nãosejalaranja é para mexer com brio da mulherada e dizer a elas, ‘ não sejam usadas’. “Quando a mulher se propõe a só colocar o nome na chapa por causa de qualquer interesse que não seja o público e o político é interesse que não condiz com a luta feminina. Hoje o Brasil é um país com a menor representatividade feminina na política. As mulheres não deveriam estar na política apenas para atingir contas, mas sim para transformar.  Nessa eleição não seja laranja, seja a mudança que o país precisa’, salientou Moraes.

É importante frisar que nas últimas eleições cerca de 14 mil mulheres que forma candidatas não receberam nenhum voto.

Moraes afirmou que, mesmo com a reserva mínima de 30% para cada gênero na formação de candidaturas dos partidos, ainda assim, quando analisamos candidaturas femininas nas eleições, a mulher laranja é uma triste realidade, do país, que vai contra a luta feminina desde a conquista do direito de votar em 1932. “Devemos buscar entre nós mulheres o interesse de participarmos da política. Fazer nossa voz ser ouvida é nosso maior desafio. Ninguém te representa tão bem como você”, frisou a presidente da Secretaria de Mulheres do PSB no ES.

 

Curiosidade

Mulher Laranja – Termo usado para se referir a mulheres com candidaturas fakes que apenas cumprem cotas eleitorais.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *