Músicas de Raul Sampaio ganham releitura gráfica em exposição

O cantor e compositor cachoeirense terá suas músicas retratadas em desenhos gráficos

Nesta quinta-feira (6), entra em cartaz no Museu Ferroviário Domingos Lage, no centro de Cachoeiro, a exposição “Releitura gráfica das músicas de Raul Sampaio Cocco”. A abertura será às 15h.

Os trabalhos que serão apresentados ao público foram feitos pelos alunos da escola de cursos profissionalizantes Microlins. Utilizando um software como ferramenta para criação das peças, eles uniram a sonoridade e a beleza das músicas do cantor e compositor cachoeirense às modernas formas do design gráfico.

As criações, de autoria de jovens de 15 a 18 anos, foram impressas em telas, que buscam expor a singularidade de cada melodia e desenvolver nos visitantes as possibilidades de interpretação em seus diversos modos.

São inspiradas no som e nas letras de canções como “Confidência”, “Meu pequeno Cachoeiro” (hino oficial de Cachoeiro), “Aladim” e o hino do Estrela do Norte Futebol Clube.

Segundo a coordenadora pedagógica da Microlins, Mara Martins, a ideia da exposição surgiu com o intuito de favorecer o desenvolvimento e domínio das ferramentas de mídia artística em sala de aula.

“A ideia de trazer as músicas de Raul Sampaio veio para fechar o módulo com chave de ouro, por ele ser um compositor ilustre de nossa cidade e com tantas canções de prestígio. Temos que valorizar a cultura local e propagar esse conhecimento aos mais novos”, explica.

A mostra, que tem entrada franca, poderá ser conferida até o dia 28 deste mês, de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h.  É uma das atividades que compõem a programação local da 12ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus que, neste ano, tem como tema “Celebrando a Educação em Museus”.

90 anos de Raul Sampaio

Neste ano, Raul Sampaio recebeu diversas homenagens do município de Cachoeiro. Autor de mais de 200 canções e diversos sucessos da música popular brasileira, ele foi tema da Festa de Cidade. A prefeitura também lançou selo postal alusivo aos seus 90 anos de idade (completados em julho), com direito a um show-tributo no Teatro Municipal Rubem Braga.

Exposição “Releitura gráfica das músicas de Raul Sampaio Cocco”
Local: Museu Ferroviário Domingos Lage (rua Cel. Francisco Braga, 71, Centro)
Abertura:  6 de setembro, às 15h – em cartaz até 28 de setembro
Entrada franca

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *