Música clássica na programação cultural da Festa da Penha

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo apresenta obras de Vivaldi, Battmann e Chadwick no Teatro Glória, em Vitória e no Santuário de Vila Velha.
As próximas apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) vão integrar a programação da maior celebração religiosa do Estado, a Festa da Penha. Obras religiosas de compositores renomados serão levados ao público em Vitória e Vila Velha. Os concertos acontecem nesta quarta-feira (24), às 20 horas, no Teatro Glória, no Centro da Capital, e nesta quinta-feira (25), às 19h30, no Santuário de Vila Velha. A regência será do maestro Helder Trefzger, com a voz da cantora lírica Priscila Aquino.
A apresentação começa com a “Abertura em Ré”, de José Maurício Nunes Garcia, considerado o mais importante compositor brasileiro do fim do século XVIII e início do XIX, nomeado Mestre da Real Capela na corte de D. João VI.Segundo Trefzger, na sequência, será apresentado o Stabat Mater, de Antonio Vivaldi, que é um dos seus hinos religiosos mais significativos. A composição se enquadra no contexto da Paixão, ao exprimir as dores de Maria, junto à cruz, contemplando a agonia do seu Filho.
Vivaldi compôs o seu Stabat Mater utilizando apenas dez das suas 20 estrofes, exprimindo o seu caráter devocional. A solista da obra será o mezzosoprano Priscila Aquino, natural de Vitória, bacharel em Canto pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e qualificada em Artes Cênicas pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).Por fim, do compositor norte americano Chadwick, será apresentada a obra Symphonic Sketches (Esboços Sinfônicos), em quatro movimentos.
 
“Faixa bônus” no concerto de Vila Velha
Além das composições de Garcia, Vivaldi e Chadwick, o concerto que acontecerá no Santuário de Vila Velha, o público receberá um bônus, que será a apresentação do Magnificat, do compositor francês Jacque-Louis Battmann. A apresentação contará com a com a participação especial do Coro Sinfônico da Fames (preparado pelo Maestro Sanny Souza).
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo 
DIA 24/04
20h – Centro Cultural Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – disponíveis com antecedência na bilheteria do teatro.
Tel: (27) 3232-4750
DIA 25/04 –
19h30 – Santuário do Divino Espírito Santo – Santuário de Vila Velha (R. Cabo Aylson Simões, 762 – Centro, Vila Velha – ES).
Entrada Franca
Tel: (27) 3329-1266
Texto: Danilo Ferraz
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *