Mostra reuniu trabalhos científicos de 16 escolas municipais

Participaram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

 

Durante a manhã desta quinta-feira (4), a praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, recebeu a II Mostra de Ciências – Ressignificação do Ser Humano no Meio Ambiente, que contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 16 escolas municipais.

Em estandes montados no local, eles apresentaram experimentos científicos desenvolvidos em sala de aula, nas áreas de exatas, linguagens e humanas, todos com foco na questão da relação dos seres humanos com o meio ambiente.

“Foi muito legal. Fizemos vários brinquedos, cada um com sua contribuição para a natureza. Como o bilboquê, que traz diferentes benefícios. Além de ser um resgate de brincadeiras antigas, ele colabora na reciclagem e incentiva a prática esportiva, ajudando na coordenação motora”, explicou Lara Gava, estudante da escola Maria das Dores Pinheiro Amaral, que, com seu grupo, apresentou o projeto “Brincando e Aprendendo de Forma Sustentável”.

Já o aluno Pedro Pin, da escola Pedro Estellita Herkenhoff, desenvolveu, em conjunto com outros cinco colegas, o projeto “A Preservação Ambiental na Cafeicultura”, no qual são abordadas desde a história do plantio do fruto no Espírito Santo a técnicas de artesanato e de produção sustentável. “Foi um trabalho em que descobrirmos toda a importância do café”, resumiu.

Professor da escola Deusdedit Baptista, que expôs o projeto “Energia Solar”, Ramiris Silveira contou que os estudantes orientados por ele envolveram-se bastante no tema. “Foi uma experiência proveitosa, pois os alunos entenderam, na prática, os benefícios econômicos e ambientais dessa fonte energética”, destacou.

“Esse evento é resultado de um trabalho pedagógico de iniciação científica de grande significado para a aprendizagem. No ano passado, trabalhamos apenas com metade das unidades de ensino. Este ano foi mais relevante por ter abrangido todas as escolas de 6º ao 9º ano”, avaliou Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Além dessas três unidades de ensino, participaram também Anacleto Ramos (“Compressor de Ar”), Anísio Vieira de Almeida Ramos (“Reconstruindo o Meio Ambiente”), Galdino Theodoro da Silva (“Sustentabilidade Através de Energias Sustentáveis”), Jácomo Silotti (“Linha do Tempo do Meio Ambiente da Região de Soturno”), Jenny Guárdia (“Comparativo entre um Ambiente preservado e um ambiente degradado”), Julieta Deps Tallon (“Em Casa de Gente Consciente”).

Estiveram presentes, ainda, as escolas municipais Luiz Marques Pinto (“Produção e Importância da Radiação Ultravioleta para o Meio Ambiente”), Luiz Semprini (“O Impacto das eleições no Meio Ambiente”), Monteiro Lobato (“Percepção Ambiental: Uma experiência de Ressignificação dos Sentidos”), Florisbelo Neves (“Horta Sustentável”), Valdy Freitas (“Buscando Soluções para o Esgoto Cinzada Fazenda Retiro”), Gércia Fereira Guimarães (“Ciências é Vida – Faz Parte de Nós”) e São Vicente (“2009 – A Dor da Lembrança e A Certeza do Recomeço”).

 

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