MORRE PADRE HUMBERTO PIETROGRANDE FUNDADOR DO MEPES

 

O padre Humberto Pietrogrande nasceu na cidade de Padova – Itália, em 1º de abril de 1930. Formou-se em Direito, Filosofia e Teologia. Chegou ao Brasil no ano de 1962, desembarcando em Salvador-BA.

Padre Humberto fundou o MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo em 1969, na cidade de Anchieta – ES, trabalhou ativamente na PROMOÇÃO INTEGRAL DO HOMEM DO CAMPO, foi pioneiro na criação das Escolas Famílias Agrícolas. Exerceu o ministério sacerdotal como cooperador e Pároco de Anchieta e Alfredo Chaves – ES.

Em 1987, por ocasião da sua ida para o Piauí, deixou a presidência do MEPES, passou a ser o Presidente de Honra e continuou a ser membro da Junta Diretora. Em 1989 – Fundou a FUNACI – Fundação Pe. Antônio Dante Civieiro, em Teresina-PI.

Nestes mais de 50 anos de dedicação ao Brasil – Espírito Santo e Piauí, Padre Humberto recebeu diversas homenagens e condecorações concedidas pelas mais variadas esferas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais, das Comunidades e Instituições.

Respeitado internacionalmente,  tive a feliz oportunidade de presenciar Pe. Humberto recebendo em 2005 o “Premio Cuore Amico”, em Brescia (Italia). O objetivo do prêmio, “Nobel missionário”, é homenagear  figuras exemplares missionárias, uma grande obra da civilização, patrocinada pela Igreja através do evangelismo aos pobres do terceiro mundo.  Orientar a política da iniciativa e promover os missionários, figuras cujas vidas são testemunhas fiéis ao Evangelho e amor ao passado, através de pobreza e partilha do trabalho, visto seu crescimento e autonomia em relação a cada cultura e tradição. Esse objetivo é realizado através de iniciativas comunitárias de assistência de puro e autêntico desenvolvimento humano em vários níveis.   (http://www.cuoreamico.org/index.php)

Os governadores do Espírito Santo e Piauí, Paulo Hartung e Wellington Dias decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande. Os Prefeitos Marcos Assad de Anchieta e Firmino Filho de Teresina, também decretaram luto oficial de três dias.

Padre Humberto Pietrogrande, como Padre José de Anchieta, era da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional. Tem por missão  “desenvolver trabalho de acompanhamento hospitalar e missionário em Jerusalém, ou para ir aonde o papa nos enviar, sem questionar”. Nesta ocasião fizeram os votos de pobreza e castidade.

Com certeza, a nossa região é abençoada.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *