Moradora perde tudo em incêndio e precisa de ajuda para reformar a casa

A aposentada Jorgina Alves Meneses, 75 anos, mais conhecida como Dona Fia, residente no bairro Itaputanga, em Piúma está precisando urgentemente da sua ajuda para conseguir reformar a pequena casa onde reside com um filho doente, a nora e netos. Dona Fia perdeu praticamente tudo que tinha em um incêndio que ocorreu no dia 23 de março após um curto circuito na fiação elétrica do quarto. Por muito pouco não ocorreu uma tragédia sem precedentes.

A casa está condenada pela Defesa Civil, telhas quebradas e paredes com rachaduras, ela não condições de comprar os materiais para fazer a reforma, mas precisa da casa, uma vez que, está vivendo em um pequeno quarto emprestado ao lado da sua residência.

A Reportagem esteve na tarde desta sexta-feira, na casa de dona Fia após ser acionada pela presidente da Associação de Mulheres do bairro Itaputanga, Maria José, a Preta. Preta contou que não sabe mais a quem recorrer para ajudar a família que não tem condições financeiras.

Com um filho doente e sem poder se locomover, dona Fia chora, ao vê-lo sem lugar para ficar e as coisas que ela ganhou jogadas. O filho insiste em permanecer em um dos cômodos da casa destruída, por não ter para onde ir, além de não conseguir se locomover. “Teve um incêndio muito grande, graças a Deus só teve como a gente escapar com vida, não deu para aproveitar nada, queimou os móveis e destruiu tudo, até o telhado. A casa está completamente destruída, precisamos urgentemente reformar para voltarmos. Tem crianças pequenas, eu estou teimando e ficando dentro de um cômodo, não consigo andar, a esposa que me carrega no colo. Eu sofro de artrite reumatoide. A única coisa que eu quero é voltar para minha casinha com minha esposa e meus filhos”, contou Atacilho Meneses, filho da dona Fia.

Dona Fia contou que o fogo começou em uma tomada em um dos quartos. “Quando eu vi, corri e joguei uma leiteira d’ água, me avisaram que não podia porque era pior, que eu poderia tomar um choque. Eu fiquei desesperada e gritei: Senhor tenha misericórdia, soltei a leiteira, saí desesperada para fora, tão nervosa que esqueci meu filho acamado em cima da cama e saí para a rua gritando e tremendo, quase caía. Minha nora veio me ajudar a apagar o fogo e lembrou dele, olhou e ele estava se batendo com a bengala tentando se levantar e não conseguia com falta de ar. Se ele se levantasse sozinho, caía”, narrou dona Fia.

A aposentada tem muitos problemas de saúde e está passando mal com toda a situação. “Desde que aconteceu estou perdida, eu vou lá e venho cá, as coisas que me doaram eu comecei a mexer desde ontem, mas estou perdida. Estou lerda, sem direção. Hoje eu preciso de ajuda para reformar a casa, minhas coisas estão todas na varanda. A geladeira coloquei nos fundos, o fogão, tudo largado, sem ter onde colocar.  Meu filho teima em ficar aqui, porque não tem para onde ir”.

 

A família é assistida

Janderson é secretário de Assistência Social de Piúma

A Reportagem convidou o secretário de Assistência Social, Janderson Mota para acompanhar a visita do jornal a casa de dona Fia para saber o que pode a Prefeitura fazer nesse caso de extrema urgência. Janderson disse que infelizmente a burocracia acaba prejudicando os atos públicos. Disse que tomou providências e a família está assistida com os benefícios que a Assistência pode conceder, entretanto, afirmou que, no caso da reforma, a Prefeitura precisa preparar uma lei e enviar a Câmara para que seja aprovada e isso demanda tempo. Contudo, ele pegou a lista dos materiais de construção e foi até uma loja para ver os preços, e assim buscar parcerias que possam ajudar na doação, para que a reforma seja logo efetuada. “Nós conhecemos a realidade desta família antes deste incidente. A família é referenciada no CRAS, e é atendida por nós. Mas esse episódio de quarta-feira passada trouxe um dano muito grande e requer de nós uma iniciativa para além daquilo que nós já fazemos. Na quinta-feira, posterior ao incidente, estivemos aqui tomando pé da situação e estamos mobilizados com diversos outros atores, já passaram por aqui diversas pessoas e instituições religiosas, todos tentando trazer um pouco de socorro, com alimentação e medicamentos. A gente entende que precisa socorrer a família para dar sequência com as demais coisas que competem a política pública. Exemplo, a família precisa ser acompanhada com acompanhamento psicossocial: psicólogo e assistente social, porém não podemos esperar só isso, eles têm de voltar para dentro do lar, precisamos focar nessa realidade. Na verdade, os processos administrativos enfrentam morosidade que o trâmite administrativo leva”, ressaltou o secretário.

Preta é presidente da Associação de Mulheres do bairro Itaputanga, ela aguarda o seu telefonema.

Se você pode ajudar a reformar a casa de dona Fia, entre em contato com Preta, presidente da Associação de Mulheres de Itapuganga através do fone, 28-99967-6651 ou com a tesoureira da Associação, Glair, pelo fone 28-99923, 4547. Os pedreiros e ajudantes a Secretaria de Assistência Social garante que fornecem. Um saco de cimento ajuda, uma telha ajuda, uma pia, um tanque, um chuveiro, lajotas, areia, argila, piso, janela etc. Lembre-se tudo que você faz um dia volta para você, fazer o bem atrai o bem!

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *