Marcos do Val garante credito de US$ 100 milhões para a cidade de Vitória

Por meio de pedido de urgência do Senador Marcos do Val (Cidadania), foi aprovada no plenário do Senado nesta terça-feira (07), concessão de garantia para operação de crédito que trará US$ 100 milhões para serem investidos na cidade de Vitória. A MSF 13 de 2019, oriunda da Presidência da República, chegou à Casa por solicitação do parlamentar capixaba e permite que seja celebrado contrato entre o município de Vitória e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID através de garantia da República Federativa do Brasil.

Os recursos destinam-se ao financiamento parcial do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória (1ª Etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável).  O plano identifica projetos de investimentos para o desenvolvimento adequado da capital, com foco em três dimensões principais: ambiental, urbana e fiscal.

Marcos do Val conta que solicitou ao Tesouro Nacional e à Casa Civil que encaminhassem ao Senado proposta de limites e condições para que o crédito fosse aprovado. Sua solicitação foi atendida e a Presidência enviou, no dia 12 de abril de 2019, mensagem para deliberação no Senado.

A MSF 13/2019 teve parecer favorável e foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta terça-feira. “Entre os 4 municípios considerados aptos a celebrar contrato de operação de crédito com a garantia da União, a minha cidade natal, Vitória, teve nota máxima. Diante desse cenário, meu voto é favorável”, exclamou do Val no momento da deliberação. Em seguida, Marcos requereu pedido de urgência e a matéria seguiu para votação no Plenário da Casa, onde foi aprovada por unanimidade.

Para Marcos do Val, o investimento de $100 milhões de dólares é uma conquista importantíssima para Vitória e será fundamental tornar a capital capixaba uma cidade sustentável e economicamente atrativa. “O Plano de Ação Vitória Sustentável vai transformar a nossa capital. O dinheiro que consegui será aplicado de forma inteligente, com investimentos em educação, mobilidade, segurança pública e gestão de resíduos. Os capixabas terão uma capital que vai atrair ainda mais investimentos e melhorar a vida de todos os cidadãos”, afirma Do Val.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *