Marataízes terá Sala do Empreendedor

Segunda-feira (26) foi realizada uma reunião no auditório da Secretaria de Agricultura de Marataízes entre diversas secretarias e agentes de desenvolvimento, ligadas diretamente à implantação da Sala do Empreendedor de Marataízes com o analista do Sebrae, Ivair Segheto Júnior, visando a construção do plano de ação da Sala do Empreendedor. Registramos a presença de representantes das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura, Finanças, Assistência Social e Saúde.

A Sala do Empreendedor é um programa constituído dentro da estrutura da Secretaria de Planejamento e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos e microempreendedores marataizenses. Visando inovar com orientações e processos simplificados e desburocratizados, o espaço facilitará a abertura e regularização de empresas do município, potencializar novos negócios e capacitará fornecedores locais enquadrados como MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) ao acesso às contratações da Prefeitura, através de participação em licitações.

A Prefeitura de Marataízes, através das ações diretas das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Obras, Finanças e Saúde e o fundamental apoio das Secretarias de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Governo e órgãos privados como a CDL, Nosso Crédito, Sebrae, Senar, Senac e Instituições financeiras, vem dedicando todos seus esforços no incentivo ao empreendedorismo, para que a economia local seja aquecida e, ao mesmo tempo sejam gerados novos empregos e renda na cidade.

“A sala do empreendedor gera uma grande expectativa no município e já está em processo de implantação e os nossos agentes de desenvolvimento estão em fase de organização e estruturação. Um dos principais papéis desta sala será atender de forma ágil com redução de burocracia, integração de processos e, tendo como resultado final, uma entrega mais eficiente, afinal negócios fortes fazem um município mais forte. Lembrando, que município já oferta parte dos serviços e que quando tiver a sala funcionando outros serviços serão agregados e unificados num único local. Quero agradecer o empenho e a determinação do prefeito em colocar esse espaço em funcionamento o quanto antes e a todas as secretarias envolvidas neste processo, pois cada uma terá um papel importantíssimo para que a sala funcione e atenda bem aos nossos munícipes empreendedores.” Destaca a secretária de planejamento, Kelly Figueiredo.

Marataízes definiu um cronograma de ações para implantação dos programas junto à Sala do Empreendedor. Os agentes já receberam treinamento e o próximo passo será a apresentação do modelo de funcionamento por meio do Sebrae aos secretários municipais e a definição do local onde serão ofertados os serviços, previstos para iniciar no começo de 2019.

Desburocratização
Atualmente, as empresas, independentemente de seu porte, para se regularizarem junto à Prefeitura, passam pelo processo que chega a durar, em alguns casos, quatro meses para ficar pronto. Com a desburocratização a empresa retira imediatamente à entrada da documentação o Alvará Provisório de Funcionamento e, somente depois, é que todo processo burocrático será feito, porém, com a empresa funcionando e regularizada junto à Prefeitura.

Além da orientação quanto à abertura, regularização, alteração e encerramento da empresa, a Prefeitura providenciará a Inscrição Municipal do contribuinte e o cadastro dele como MEI (Microempreendedor Individual).
Em síntese, na Sala do Empreendedor a pessoa entra ‘física’ e sai ‘jurídica’, e ainda poderá obter informações e tirar suas dúvidas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *