Marataízes inova com tecnologia no campo

Marataízes é destaque na agricultura através do produtor Sr. Manoel de Oliveira Marques (74), da localidade de Brejo dos Patos, que no mês de abril instalou um sensor em sua lavoura de abacaxi, uma tecnologia inovadora que permite obter diversas informações do ambiente, como a temperatura e umidade do ar e do solo em várias profundidades, além da irradiação solar, permitindo a produção de frutos mais saudáveis e um custo-benefício mais equilibrado.

O investimento nesta nova tecnologia tem por objetivo informar ao produtor como esses agentes externos influenciarão na lavoura, visando melhorar a produtividade, parametrizando e analisando os melhores fatores de produção e qualidade das culturas, além de contribuir com informações sobre irrigação, prevenindo fatores de risco e identificando melhores procedimentos na busca por uma exploração agrícola mais eficiente.

“Somos os primeiros do Brasil a testar a tecnologia e estamos ansiosos pelos resultados. Agradeço a Secretaria de Agricultura de Marataízes, na pessoa do secretário Luiz e sua equipe e ao Incaper, ao técnico Antônio Carlos por nos incentivar na busca por tecnologias que irão trazer melhorias para o setor.” diz o produtor.

Além das lavouras de abacaxi, Sr. Manoel é proprietário há 20 anos de uma fábrica de polpa em Brejo dos Patos junto à família, empregando cerca de 30 famílias do município. Segundo o Secretário de Agricultura, Luiz Carlos Silva Almeida, o produtor é um grande investidor da agricultura e um visionário do setor. “A tecnologia chegou para o homem do campo, e é importante investir para que haja melhoria nos produtos que hoje são oferecidos para o consumidor final, que se preocupam em obter produtos mais saudáveis para toda a família.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *