Marataízes é sucesso na 2ª Exposul Rural 2018

por Luciano Sansão

Com encerramento da Exposul Rural-ES 2018, ficam as boas parcerias, aprendizados, prosas e contribuições.

Dizem que nos tempos de crise, a criatividade torna-se uma ferramenta indispensável e daí surgiu a Feira Exposul, onde Cachoeiro ao invés de fazer uma festa municipal sozinho, resolveu chamar os Municípios parceiros para juntos, construir uma festa bonita, abrangente e com recursos possíveis.

Para Marataízes com a sua segunda participação ficou demonstrada a capacidade de superação de toda equipe municipal.

Marataízes em seu estande Institucional, onde foram expostos: artesanato de cipó, de Lagoa do Siri, hortaliças diversas dos feirantes, artesanato de madeira (mini barcos), apresentação de vídeos institucionais, agroindustria de polpa e agritech tecnologia, exposição da lagosta sapateira pouco conhecida pelo público visitante, mas que chamou enorme atenção!

No estande denominado Museu do Mar” aconteceu educação transversal com o tema “pescador e sua lide”, onde o pescador Gilmar, vulgo “Galego” fez conversas e contou “causos” para as diversas escolas que visitaram o estande, com direito a fotos na embarcação que foi acostada nas areias do parque de Exposição. Vários objetos da lide diária do pescador estavam lá e deram uma idéia de como o nosso pescador trabalha.

Mas teve mais…. no Museu do Mar, foi servido peroá frito e bobó de camarão para que os visitantes e expositores degustassem os sabores maratimbas de nossas praias! Em pleno Cachoeiro tinha um átomo de Marataízes presente na Feira.

Ainda como ganho tivemos nossos feirantes participando ativamente, no sábado, de toda feira, perguntando de estande em estande as peculiaridades da fabricação de alimentos, de adubação de lavouras ou de olho nas diversas formas de agregar valor nas suas mercadorias, como produzir polpas, temperos, embutidos e defumados, doces e outras gostosuras do meio rural.

Presentes Secretários, conselheiros Conderma e presidentes de Associações e todo tipo de empreendedor rural de nossas terras, autoridades, políticos e gestores, nos prestigiando.

O que mais restou a certeza que fizemos o melhor, que temos muito a avançar, mas já valeu pela coragem de ir, de tentar…. para ano que vem, quem sabe uma praia maior com direito a quiosque e tudo mais, junto com peroá e moqueca de lagosta? Tudo é possível para quem sonha e faz!

Aos agradecimentos a toda equipe responsável pela feira, aos Cachoeirenses que nos recebem extremamente bem, aos expositores, visitantes, toda equipe SEAPE e da municipalidade, que fez o seu melhor, ao Secretário Luiz Carlos Silva Almeida que trabalha junto e ao prefeito Robertino Batista que nos permite e incentiva trabalhar em benefício do agricultor e pescador.

*Luciano Sansão Teixeira é Superintendente de Agricultura e Pesca de Marataízes

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *